Notícias
João Pessoa será a capital brasileira da Pesquisa em Biodiversidade
De 04 a 06 de julho, João Pessoa será sede da XII Reunião de Acompanhamento e Avaliação do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, trazendo pesquisadores de todas as partes do país que coordenam sítios de pesquisas em todos os biomas brasileiros. O encontro acontecerá no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB e oferece, também, uma programação aberta ao público e contará com a presença do presidente do CNPq e gestores da Ciência e Tecnologia no Estado.
O PELD, que completa 25 anos em 2022, é um dos programas mais importantes do CNPq, uma vez que está dedicado ao monitoramento dos ecossistemas brasileiros. Pela primeira vez, essa expressiva reunião de acompanhamento das pesquisas acontece fora de Brasília, passando a integrar as comemorações dos 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa da Paraíba/FAPESQ. No estado, há também duas equipes de sítios PELD: Peldcom (Comunicação da Ciência) e Peld/RIPA (Rio Paraíba Integrado).
Durante o evento, serão oferecidas, além das atividades científicas, diversas atividades de comunicação pública da ciência, aberta ao público interessado, como exposições fotográficas sobre os ecossistemas e dos painéis de pesquisa.
Além dessas, haverá atividades voltadas para estudantes de escolas públicas, a exemplo do “Converse com um(a) cientista”. Nesta, que acontece entre 10h às 12, da terça-feira (05/07), a partir de um cenário descontraído (uma sorveteria), pesquisadores estarão à disposição no saguão do CCJ/UFPB, para um bate-papo “cara a cara” com os estudantes interessados em temas científicos ou mesmo sobre o funcionamento da ciência.
No mesmo dia (05/07), às 16h30, será realizado o “Café Científico”, com o tema "Arraiá da ciência”, que oferecerá mais uma atividade de divulgação científica. A partir de um cenário que lembra as festas juninas, cientistas PELD farão uma roda de conversa sobre biodiversidade, mudanças climáticas e outros desafios ambientais do nosso tempo, onde a plateia poderá interagir com pesquisadores.
As atividades de Divulgação Científica estarão abertas ao público. Mais informações, falar com a coordenadora do PELDCOM, Alessandra Brandão, no telefone (83) 99647-7464 ou no e-mail peldcom.br@gmail.com
Veja aqui a programação completa do evento.
Texto: Marcia Demenshuck (Ascom SECT)