Notícias
Divulgado o primeiro resultado da chamada MCI – Mobility Confap Italy 2025

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) divulgou, nesta segunda-feira (14), o primeiro resultado da chamada MCI – Mobility Confap Italy 2025, voltada ao apoio à mobilidade de pesquisadores do Brasil para universidades italianas.
A chamada foi lançada em fevereiro deste ano, no âmbito do Acordo de Cooperação firmado em junho de 2023 entre o CONFAP e a Universidade de Bolonha (UNIBO), que atua como Secretariado Técnico da Rede das Universidades Italianas. A parceria tem como objetivo facilitar e fortalecer a colaboração científica, tecnológica e de inovação entre os dois países, por meio da mobilidade de pesquisadores brasileiros de mestrado, doutorado e pós-doutorado para instituições de ensino superior na Itália.
Integram a Rede das Universidades Italianas: Universidade de Bolonha; Universidade de Bérgamo; Politécnico de Milão; Universidade Politécnica de Marche; Universidade de Modena e Reggio Emília; Universidade de Palermo; Universidade de Pádua; Universidade de Pavia; Universidade de Pisa; Universidade de Roma – La Sapienza; Universidade de Roma Tor Vergata; Universidade de Roma Tre; Universidade de Siena; Politécnico de Turim; Universidade de Turim; Universidade de Trieste; Universidade de Tuscia; Universidade de Milão; Universidade de Bari; Universidade de Ferrara; Universidade de Udine e Universidade de Verona.
1º Resultado
Ao todo, 55 projetos foram aprovados e receberão fomento das seguintes Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs): Fundação Araucária (Paraná), FACEPE (Pernambuco), FAPEG (Goiás), FAPERGS (Rio Grande do Sul), FAPES (Espírito Santo), FAPESB (Bahia), FAPESC (Santa Catarina), FAPESQ (Paraíba), FUNCAP (Ceará) e FUNDECT (Mato Grosso do Sul).
Algumas propostas ainda estão em análise pelas seguintes Fundações: FAPDF (Distrito Federal), FAPEMA (Maranhão), FAPEMAT (Mato Grosso), FAPEMIG (Minas Gerais), FAPEPI (Piauí), FAPERJ (Rio de Janeiro), FAPESP (São Paulo) e FAPESPA (Pará). O resultado dessas FAPs será divulgado em breve pelo CONFAP.
O apoio das FAPs aos pesquisadores brasileiros será concedido por meio de bolsas de estudo. Os candidatos aprovados devem consultar as modalidades específicas oferecidas por cada Fundação.
Pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) foi aprovado o projeto "Solo Estabilizado com Cinza do Bagaço de Cana - de -Açúcar e Cal de Concha de Marisco: Comportamento Tensão - Deformação Sob Diferentes Trajetórias de Carregamento", do pesquisador Alisson do Nascimento Lima (UFCG), que terá como supervisor na Itália Renato Maria Cosentini, da Politecnico of Torino.
Acesse aqui o 1º resultado da chamada MCI – Mobility Confap Italy 2025.
Assessoria de Comunicação do CONFAP