Notícias

Inscrições abertas para chamada Expedições Científicas – Amazônia +10

publicado: 17/11/2023 12h43, última modificação: 17/11/2023 12h44
Portal - critérios Fapesq.jpg

Estão abertas as inscrições para a chamada Expedições Científicas – Iniciativa Amazônia +10, uma realização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) em colaboração com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Podem participar pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTIs) sediadas no Estado da Paraíba. Nesta chamada estão sendo apoiados dois projetos de até R$ 100 mil. Para participar o pesquisador precisa possuir título de doutor e possuir vínculo empregatício com Instituição científica e tecnológica (ICTs) ou instituição de ensino superior (IES), públicas, sediada no Estado da Paraíba; ter produção acadêmica, científica e/ou atuação profissional com demonstrada competência na área proposta, entre outros critérios.

As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 19 Estados brasileiros e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) disponibilizarão R$ 59,2 milhões para financiar expedições científicas multidisciplinares na região da Amazônia por um período de até 36 meses. Esta chamada será a segunda da Iniciativa Amazônia+10, liderada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisas (Confap) e pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti), e que conta também com a parceria do CNPq.

Neste edital, as expedições científicas devem ter foco na ampliação do conhecimento acerca da sociobiodiversidade e biodiversidade amazônica, prevendo a coleta de dados, de espécimes biológicos e minerais, de peças integrantes da cultura nativa e popular (presente e passada), sempre se atendo a um ou mais dos eixos prioritários descritos na chamada. 

Embora a Amazônia seja uma das maiores e mais intactas florestas do mundo, ela é também uma das menos conhecidas em termos biológicos. Seu tamanho imenso, sua diversidade e seus acessos limitados fazem com que a tarefa de documentar sua biodiversidade seja extremamente desafiadora.

Segundo artigo publicado em julho na revista Current Biology, pelo projeto Synergize, 40% das áreas da Amazônia estão sendo negligenciadas por pesquisas em ecologia. E um dos motivos dessa distribuição desigual é justamente o alto custo para realizar estudos na região.

Sobre a Iniciativa Amazônia+10

A Iniciativa Amazônia+10 apoia projetos de pesquisa em colaboração voltados à conservação da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas, à proteção de populações e comunidades tradicionais, aos desafios urbanos e à bioeconomia como política de desenvolvimento econômico na região. Na primeira chamada de propostas, lançada em junho de 2022, foram selecionados 39 projetos de pesquisa na região.

Os estudos apoiados no âmbito da iniciativa devem avançar o conhecimento científico sobre a Amazônia e, conjuntamente com atores relevantes para as formulações de políticas públicas, atrair investimentos públicos e privados de forma a promover o bem-estar das populações da região de forma consistente e a longo prazo.

 Saiba mais sobre a chamada nacional.

Saiba mais sobre a Inciativa Amazônia+10 em: https://www.amazoniamaisdez.org.br

Submissão das propostas na Paraíba

Os pesquisadores paraibanos interessados devem submeter propostas até o dia 29 de abril de 2024, pela Plataforma Integrada Carlos Chagas: https://carloschagas.cnpq.br/. O resultado final está previsto para 23 de agosto de 2024.

Mais informações e dúvidas através do email: programas-projetos@fapesq.rpp.br.

Acesse os critérios adotados pela Fapesq para esta chamada.