Notícias

Insa e Instituto Federal da Paraíba firmam parceria para impulsionar pesquisas sobre o semiárido

publicado: 20/09/2016 14h59, última modificação: 19/10/2018 09h50

 

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e o Instituto Federal da Paraíba assinaram um termo de cooperação para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas sobre o semiárido. A parceria estabelece a união de esforços para a formação de pesquisadores e especialistas nas áreas de desertificação, agroecologia e conservação de raças nativas.

Inicialmente, o termo de cooperação permite a participação de 40 estudantes e 20 profissionais dos campi de Picuí e Sousa em dois projetos de pesquisa sobre desertificação do semiárido paraibano e revitalização da palma forrageira.
"Este termo de cooperação é um guarda-chuva para várias ações na área da pesquisa. O termo permite que qualquer campus do IFPB possa trabalhar algum tema de interesse no âmbito do Insa", explicou o diretor do instituto, Salomão Medeiros.

Para o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, a parceria vai potencializar os estudos para melhorar a convivência da população do semiárido com a seca. "Nós temos observado o convívio angustiante do homem do campo com a insegurança hídrica, que beira o colapso em algumas localidades. Temos observado que precisa haver, hoje mais do que nunca, uma consciência do homem em relação à premência da sustentabilidade."

Fonte: MCTIC