Notícias

Indicadas as prioridades de pesquisas do PPSUS da Paraíba para o ano de 2020

publicado: 26/11/2019 14h37, última modificação: 26/11/2019 16h43
Portal.jpg

 

O Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde e a Fapesq - Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba divulgam as prioridades de pesquisas do PPSUS no Estado da Paraíba. Os eixos temáticos e linhas de pesquisa são resultado da Oficina de Prioridades de Pesquisas do Programa Gestão Compartilhada em Saúde - PPSUS 2019-2020 no Estado da Paraíba, realizada nos dias 13 e 14/11/2019. A oficina reuniu pesquisadores e profissionais da área de saúde para determinar os temas que serão abordados no próximo Edital PPSUS, previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2020.

Foram escolhidos pelos participantes da oficina os Eixos Temáticos: Doenças Transmissíveis e Doenças Crônicas Não Transmissíveis ((DCNT), Saúde Materna e Infantil, Regionalização, Educação Permanente na Saúde (EPS), Gestão da Atenção e dos Serviços Hospitalares. Em cada Eixo Temático foram indicadas linhas de pesquisa. Por exemplo, no Eixo Saúde Materna e Infantil estão os temas: Avaliação e otimização de fluxos e processos na organização e fortalecimento da atenção à saúde da mulher e da criança; Mortalidade materna associada às arboviroses e doenças cardiovasculares; e Identificação e estratégias para o enfrentamento da violência obstétrica.

O Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS – é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde que prioriza a gestão compartilhada de ações, por meio da parceria entre instâncias estaduais de saúde e de ciência e tecnologia - C&T. O objetivo primordial do Programa é financiar pesquisas em temas prioritários de saúde, capazes de dar resposta aos principais problemas de saúde da população que necessitam do conhecimento científico para sua resolução.

O PPSUS envolve parcerias no âmbito federal e estadual. No nível federal participam o Ministério da Saúde, por meio do DECIT, que é o coordenador nacional do Programa, e o CNPq, que é a instituição responsável pelo gerenciamento administrativo do PPSUS em nível nacional. Na esfera estadual estão envolvidas as Fundações de Amparo a Pesquisa - FAP’s e as Secretarias Estaduais de Saúde - SES.

Veja a lista completa dos Eixos Temáticos e linhas de pesquisa.