Notícias

Inaugurada a Central Multiusuário de Caracterização Químico-Biológica da UEPB

publicado: 26/02/2025 10h27, última modificação: 26/02/2025 10h48
Projeto contou com apoio da Fapesq por meio de editais
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
IMG_6547.jpg
IMG_6547.jpg
IMG_6556.jpg
IMG_6571.jpg
IMG_6561.jpg

A comunidade científica e autoridades se reuniram na manhã desta quarta-feira (25), para a inauguração da Central Multiusuário de Caracterização Químico-Biológica, instalada no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa. A Central Multiusuário de Análise e Caracterização Químico-Biológica da UEPB (CM-ACQuimBio) faz parte de um guarda-chuva de centros multiusuários da UEPB contemplados com investimentos que totalizam R$ 10 milhões do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq).

Participaram da solenidade de inauguração o vice-governador Lucas Ribeiro, o secretário Claudio Furtado (Secties), a reitora da UEPB, Célia Regina; o presidente da Fapesq, Rangel Junior; pró-reitores e coordenadores científicos de instituições de ensino superior da Paraíba, alunos e a comunidade acadêmica em geral. A Central Multiusuário de Análise e Caracterização Químico-Biológica é resultado de trabalho de pesquisadores(as) da UEPB, por meio de editais da Fapesq que estimularam a Criação de Centros Estaduais de Infraestrutura Científica e Tecnológica de Carácter Multiusuário. Foram investidos nessa Central Multiusuário R$ 1,5 milhão, como mais um instrumento de suporte nas pesquisas desenvolvidas no Estado.

A CM-ACQuimBio conta com equipamentos de ponta, a exemplo do primeiro microscópio acoplado a um espectrômetro de infravermelho e RAMAN da América Latina, e o 19° instalado no mundo, o Espectrômetro de Emissão Ótica com Plasma induzida por Laser (LIBS), tecnologia usada, por exemplo, no robô Curiosity, da NASA, que está explorando a superfície do planeta Marte, dentre outros. A CM-ACQuimBio representa um espaço para que pesquisadores da UEPB e de outras instituições parceiras possam identificar e caracterizar diversos tipos de materiais e amostras, atendendo a demandas da comunidade acadêmica e de empresas.