Notícias
Horizontes da Inovação Entrevista
A "vacina brasileira" é tema do Horizontes da Inovação nesta terça (10)
Conhecida como a “vacina brasileira” contra a covid-19, a vacina em desenvolvimento na USP será mais fácil de ser aplicada, terá um custo menor e - significativo - irá impedir que o Brasil se torne dependente de empresas estrangeiras para combater a covid-19.
Para conhecer mais sobre ela, o Horizontes da Inovação Entrevista convidou Roberto Carlos Junior, Project Manager do grupo de pesquisa da Faculdade de Medicina e Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) que trabalha nesse projeto, no InCor. Roberto Carlos é pesquisador colaborador no Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES), da Universidade Estadual da Paraíba.
Além da pressão social por um “milagre” que ponha fim à pandemia, os pesquisadores lidam com a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) que, assim como o coronavírus, é uma novidade a ser desmembrada na área científica.
Nessa entrevista Roberto Carlos Júnior irá contar como a comunidade científica está enfrentando esses desafios. Além disso, vai revelar como a USP desenvolveu a nanotecnologia que emprega na produção dessa vacina e porque o grupo decidiu inovar, propondo o desenvolvimento da vacina em forma de spray nasal.
A conclusão dos testes pré clínicos da vacina está próxima e em breve será iniciado os testes em humanos. É desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp e, na fase do escalonamento, contará com a Universidade de Campinas (Unicamp).
A entrevista será conduzida pela jornalista Márcia Dementshuk, da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, e contará com o apoio da equipe técnica da Fapesq.
Horizontes da Inovação Entrevista
Dia 10/11/2020 | 18h
www.youtube.com/fapesqpb
ACESSE:
Entrevistado:
Roberto Carlos Júnior
Project Manager da vacina contra covid-19 (InCor/FMUSP)
Pesquisador colaborador - NUTES/UEPB