Notícias
Governador João Azevedo nomeia Rangel Junior como novo presidente da Fapesq
O governador João Azevedo anunciou, terça-feira (17), o nome do novo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB). Quem assume a Fundação é o ex-reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Antonio Guedes Rangel Junior, que substituirá o prof Roberto Germano Costa. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje (18). O novo presidente da Fapesq será empossado na próxima segunda-feira (23), às 10h, no auditório da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc-PB), em Bodocongó, Campina Grande.
Rangel Junior nasceu em Juazeirinho (PB), em 1962, filho de um casal de operários do sapato e estudou sempre em escola pública. É Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd/UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Licenciado em Psicologia e graduado Psicólogo pela URNE/UEPB. Atividades acadêmicas: Professor no ensino fundamental em Juazeirinho (1985-1989); Professor do Depto. de Psicologia da UEPB, 1988 - 2023). Atividades políticas: Presidente do Centro Acadêmico de Psicologia; Presidente do Sindicato dos Professores da UEPB por três vezes. Atividades administrativas: Vice-reitor da UEPB(1996-2000); Pró-reitor de Planejamento, de Extensão, de Graduação e Chefe do Gabinete da Reitoria da UEPB; Reitor da UEPB entre 2012 e 2020. Atividades de representação: Membro do Conselho Municipal de Educação em Campina Grande; Presidente do Conselho Estadual de Educação; Membro do Conselho Estadual de Cultura; Presidente da ABRUEM - Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais; Vice-presidente do CRUB - Conselho de Reitores da Universidades Brasileiras; Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.
Nos últimos anos tem se dedicado aos estudos da Psicologia do Desenvolvimento e Envelhecimento Humano e da criação cultural como manifestação tipicamente humana e tem artigos publicados em livros, revistas e jornais culturais e científicos.