Notícias
Governador em exercício visita obra do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação
O governador em exercício, Lucas Ribeiro, esteve na manhã desta quinta-feira (13), no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação para uma visita técnica. Ele foi acompanhado pela secretária executiva de Inovação, Elis Regina Barreiro, pelo secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rubens Freire e pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, Rangel Junior. O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, também esteve presente. Eles visitaram as instalações do parque e verificaram o avanço da reforma e restauração do local.
“É um ambiente do Governo do Estado que vai fortalecer esse setor de inovação. Vai permitir novos investimentos e a gente sabe que muitas empresas querem vir para a Paraíba e querem apenas esse apoio do espaço, ter uma condição mínima para se instalar”, afirmou o governador em exercício.
Para a secretária executiva de Inovação, Elis Barreiro, “o parque tecnológico vai ser o propulsor para a união desse ecossistema de inovação. A visita do governador em exercício mostra o quanto é importante fortalecer esses arranjos institucionais para fortalecer também o desenvolvimento econômico e social da Paraíba”, disse
“A reforma do prédio é a parte mais visível”, contou Rubens Freire. “Mas há outra dimensão: o conteúdo do parque. Há quatro editais já lançados e estão sendo incubadas neste momento cerca de 30 startups voltadas para o turismo e a educação. E há outro aspecto: a mudança do perfil das atividades econômicas do centro de João Pessoa, o que só vai ser visto com maior clareza pelas pessoas nos próximos anos”.
Para Rangel Junior, a reforma e restauração do prédio é um desafio que está sendo cumprido. “Restaurar uma estrutura histórica, preservada, tombada, e adaptá-la para dar uma finalidade atual e garantir a sua plena capacidade de atender essas necessidades é um desafio grande para arquitetura e para a engenharia”, afirma. “Mas a escolha desse lugar é importante. Primeiro porque qualquer ideia de revitalizar setores históricos de uma cidade passa necessariamente por dar uma finalidade. Preservar e conservar é, acima de tudo, utilizar”.
Texto: Ascom Secties
Fotos: Mateus de Medeiros