Notícias

Gired libera mais 269 cidades para a tecnologia 4G na faixa de 700 MHz

publicado: 30/08/2017 15h07, última modificação: 19/10/2018 09h53

 

A Agência Nacional de Telecomunicações informa que 2.292 cidades brasileiras estão aptas a utilizar a tecnologia 4G. O número foi confirmado após a liberação, pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), de mais 269 municípios com viabilidade técnica para a entrada em operação do sinal do serviço de telefonia móvel na faixa de 700 Megahertz (MHz). Entre as 269 cidades estão duas capitais: Vitória (ES) e São Luís (MA).

Segundo a Anatel, das novas cidades incluídas na lista, 196 estão aptas a iniciar a campanha de mitigação preventiva, na qual a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital, e 73 possuem pendências a serem corrigidas para o início da mitigação.

O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz. As pendências mais comuns para o início da mitigação são relativas a canais autorizados, mas que não estão em funcionamento.

O serviço de 4G que opera na faixa de 700 MHz está muito próximo das frequências usadas pela TV aberta, o que pode causar interferência na recepção do sinal da TV, como congelamentos de imagem e estalos no som.

O sistema de 4G é uma das tecnologias mais avançadas usadas pela telefonia móvel, permitindo que celulares, smartphones, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito rápidas. A faixa de 700 MHz, além de aumentar o total de frequências disponíveis para a banda larga móvel, apresenta vantagens na propagação do sinal e facilita o acesso à programação em ambientes fechados.

Para o licenciamento de estações na faixa de 700 MHz é necessário um estudo aprovado pelo Gired e presidido pela Anatel. Também participam do processo a Secretaria de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e associações das empresas de radiodifusão e das operadoras de telecomunicações.

A partir da aprovação do Gired, a Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD) inicia um estudo preventivo de mitigação de eventuais interferências e, somente depois do encerramento dessa atividade, a Anatel libera o licenciamento das estações.

Faça aqui o download da lista das cidades liberadas para o 4G em 700 MHz.

 

Fonte: Anatel