Notícias

Inscrições vão até 1° de maio pelo e-mail cgbi@mctic.gov.br

GBIF abre inscrições para o prêmio Jovens Pesquisadores

publicado: 18/03/2020 19h26, última modificação: 18/03/2020 19h32

 

A Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês) anunciou a edição 2020 do prêmio Jovens Pesquisadores. A competição reconhece projetos de pesquisa de pós-graduandos (mestrado e doutorado) que trabalham com dados de Biodiversidade do GBIF. O objetivo é incentivar a pesquisa e a inovação científica na área de Tecnologia da Informação para a Biodiversidade.

Serão selecionados dois projetos em nível mundial, um de mestrado e outro de doutorado. Cada um recebe a premiação de 5 mil euros. Os trabalhos devem ser enviados em língua inglesa até 1º de maio para o e-mail cgbi@mctic.gov.br. As propostas nacionais passam por uma pré-seleção realizada pelo nó brasileiro do GBIF, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), plataforma nacional de dados coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social do ministério.

Os trabalhos serão avaliados pelos critérios de originalidade e inovação; uso e relevância estratégica de dados acessados pela rede GBIF e impacto no avanço da informática para a biodiversidade ou conservação da diversidade biológica. Mais informações podem ser vistas no site do prêmio Jovens Pesquisadores: https://www.gbif.org/news/5KYPjKLocgpdOtt7dtSmEX/call-for-nominations-to-the-2020-gbif-young-researchers-award

Congresso de Zoologia

No início de março, o SiBBr marcou presença no 33º Congresso Brasileiro de Zoologia, em Águas de Lindoia (SP). O evento discutiu temas como a importância das coleções biológicas para a pesquisa básica e aplicada em prol da sociedade. Durante do evento, mais de 20 coleções zoológicas foram cadastradas no SiBBr.

O SiBBr é o banco de dados de referência do governo brasileiro sobre a biodiversidade nacional e disponibiliza informações de 160 mil espécies e mais de 15 milhões de registros de ocorrências em todo o país. A plataforma é uma iniciativa do MCTIC, com a manutenção e operacionalização pela RNP. É também o nó brasileiro da Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF), que traz dados de quase 60 países. As informações podem ser acessadas de forma livre e gratuita pela sociedade, pesquisadores e tomadores de decisão. A plataforma pode ser acessada pelo site https://www.sibbr.gov.br