Notícias

Farol Digital: Hub de inovação de João Pessoa promove primeiro encontro nesta sexta (11)

publicado: 10/11/2022 17h24, última modificação: 10/11/2022 17h26
Momento ocorrerá durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em realização no Espaço Cultural
Farol Digital.jpg

A cidade de João Pessoa já conta com um hub de inovação oficialmente formado e pronto para fomentar, ainda mais, o ecossistema local. Trata-se do Farol Digital, criado a partir de uma iniciativa do Sebrae/PB e que conta com a participação de diversos atores, como o Senai, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Fapesq, IFPB, UFPB, TRT-13 e setor privado, entre muitos outros. Nesta sexta-feira (11), o hub vai promover o primeiro encontro depois de oficialmente formado, às 14h, durante a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, para discutir as ações a serem realizadas em dezembro.

Conforme explicou a analista técnica do Sebrae/PB, Rafaella Catão, o maior propósito do Farol Digital é transformar João Pessoa em um expoente de inovação, unindo forças e desenvolvendo novas soluções em um ambiente de inovação. “A proposta do hub é fomentar a inovação de forma consistente e ser um espaço de conexão a favor da inovação, que estimula a interação entre diferentes agentes para o surgimento de ideias inovadoras, além de proporcionar às startups um ambiente para testar sua tecnologia e fazer networking”, afirmou.

Ao longo dos últimos meses, diversos parceiros foram reunidos e participaram de workshops com o objetivo de formar o hub de inovação de João Pessoa, a exemplo de Fapesq, Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, ABRADI, SUCESU, Banco do Nordeste, representantes de coworking, startups e Câmara dos Vereadores. “O momento, agora, é de promover e fortalecer as conexões entre os atores do ecossistema local, bem como atuar de forma integrada com outros ecossistemas regionais e nacional. Impulsionar um ambiente produtivo para geração de novos negócios inovadores com aceleradoras e investidores”, destacou.

O ecossistema de inovação permite a conexão de pessoas, de modo que se possibilite a criação e desenvolvimento de ideias, gerando e impulsionando negócios inovadores. Além de impactar a cultura e economia locais, o hub se configura como um espaço no qual os empreendedores podem ter auxílio na estruturação de seus negócios inovadores, possibilitando, ainda, o networking e oportunidade de trocas com potenciais investidores, grandes empresas e mentores.

A Semana – A 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que conta com apoio do Sebrae/PB, está com extensa programação desde a última quarta-feira (9), quando foi oficialmente aberta no Espaço Cultural. O evento acontece até o próximo sábado (12) e tem uma vasta programação gratuita e aberta ao público em geral. Todas as atividades começam a partir das 14h e vão até 18h.

Serão quatro dias de evento com mostra de robótica, espaço geek, competições de games, Olimpíada de Matemática, apresentação de cosplay, oficinas de arte, vídeo e tecnologia. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece anualmente desde 2004 sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Sebrae 50 + 50 - Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Com Ascom