Notícias

Fapesq se une ao Empreender para buscar novas linhas de crédito para os arranjos produtivos do leite de cabra e da cachaça

publicado: 05/02/2019 17h01, última modificação: 05/02/2019 17h03
Reunião Empreender - 04.01.jpg

 

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) deu o pontapé inicial para buscar financiamento para o fortalecimento dos arranjos produtivos do leite de cabra e da cachaça. O presidente da Fapesq, Roberto Germano, esteve nesta segunda-feira (04), com o chefe de Gabinete e a assessora de Gabinete do Empreender Paraíba, Fabrício Feitosa e Renata Sousa, com o objetivo de estabelecer uma linha de crédito para apoiar esses setores. Participou também da reunião um representante da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca).

De acordo com o presidente da Fapesq, a Fundação vai indicar ao Empreender as demandas de acordo com as áreas identificadas com maior necessidade de linhas de financiamento, que resultem em projetos de viabilidade econômica. Segundo Fabrício Feitosa, os empresários e Associações demandadas poderão acessar o crédito como Pessoa Jurídica, numa linha específica que está sendo alinhada e acompanhada em conjunto por uma equipe formada por representantes do Empreender, da Fapesq e do Sebrae. Empresas e associações poderão ter acesso a créditos (individuais) de até R$ 100 mil. As cooperativas entram numa outra linha de crédito exclusiva e podem ter acesso a um financiamento de até R$ 200 mil.

A ideia é que a Fapesq e outros parceiros como o Sebrae possam apoiar as empresas na elaboração do projeto para conseguir a linha de financiamento, adiantou Fabrício. O processo para aprovação de financiamento dura em torno de 60 dias, entre as análises do projeto e da parte documental da empresa.

Ascom Fapesq