Notícias

Fapesq reúne empreendedores selecionados no Programa Centelha II em evento de assinatura de contrato

publicado: 10/08/2023 11h42, última modificação: 14/08/2023 11h49
Evento aconteceu durante programação da Expotec 2023
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
10.08.2023 - 5º Dia Expotec - Mateus de Medeiros-14.jpg
10.08.2023 - 5º Dia Expotec - Mateus de Medeiros-28.jpg
10.08.2023 - 5º Dia Expotec - Mateus de Medeiros-24.jpg
10.08.2023 - 5º Dia Expotec - Mateus de Medeiros-32.jpg
10.08.2023 - 5º Dia Expotec - Mateus de Medeiros-15.jpg
10.08.2023 - 5º Dia Expotec - Mateus de Medeiros-18.jpg
10.08.2023 - 5º Dia Expotec - Mateus de Medeiros-17.jpg

Uma cerimônia nesta quinta-feira (10) marcou a assinatura de contratos e entrega dos termos de outorga dos projetos aprovados no edital Centelha II, da Fapesq-PB. O programa nacional de apoio à geração de empreendimentos inovadores é fruto de parceria entre o Governo da Paraíba, por meio da Secties e executado pela Fapesq-PB, pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com apoio do Sebrae, do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fundação Certi.

São 41 projetos de fomento aprovados, oriundos de 11 municípios paraibanos, e contemplados cada um com até R$ 60 mil como subvenção econômica. O investimento total do Centelha II é de mais de R$ 3,3 milhões.

A abertura do evento contou com as presenças do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado; o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rubens Freire; o presidente da Fapesq, Rangel Junior e a coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Fapesq, Layse Sobreira.

“Quem quer ir mais longe precisa ter cuidado com cada passo”, afirmou Rangel Junior. “Quando digo isso é porque, ao receber o recurso e sendo uma subvenção, é preciso fazer o melhor possível para que a ideia em que o Estado brasileiro está apostando se mostre viável”.

“O Centelha é muito importante porque pega uma empresa com boas ideias e vai trabalhar para que a empresa se profissionalize e que essa inovação chegue ao mercado”, afirma o secretário Claudio Furtado. “Que as empresas alavanquem suas vendas e sejam competitivas”.

A programação contou com a apresentação de um case de sucesso do Centelha I. O empreendedor Sergio Brandão apresentou a sua exitosa experiência com o projeto Moozk (Music Business Services), plataforma que agrega fornecedores verificados do mercado da música e eventos em pacotes, intermedia a contratação, facilita a gestão de fornecedores e oferece opções seguras de pagamento.

Representando os 41 empreendedores das startups do Centelha II foi efetuada a assinatura do Termo de Outorga com o empresário Jean Fábio Barreto Silva, da startup Arqpop - Arquitetura Estratégica para Negócios. A Arqpop é uma startup criada para servir como elo de ligação entre empresas e profissionais de retal design. Isso é possível através de metodologia inovadora, que engloba desde a capacitação de profissionais de arquitetura e outras especialidades que fazem parte do retail, até a oferta de seus serviços ao público final, que são as empresas com pontos de vendas físicos.