Notícias

Fapesq recebe 277 ideias inovadoras no Edital Centelha II Paraíba

publicado: 13/04/2022 12h22, última modificação: 13/04/2022 13h01
Participaram da chamada 747 pessoas, de 40 municípios do estado
1 | 5
Origem das Ideias
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
Origem das ideias.png
Temática das ideias.png
Formação dos proponentes.png
Setores de aplicação das ideias.png
Instituição de vínculo dos proponentes.png

A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba recebeu 277 ideias inovadoras submetidas ao Edital Centelha II nesta primeira fase de seleção. As inscrições foram encerradas no último dia 11 de abril. Participaram da chamada 747 pessoas, de 40 municípios do estado. O Programa Centelha é promovido, em âmbito nacional, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. Nos estados do Nordeste, o Programa conta também com a parceria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Na Paraíba, o Programa é executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), com apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país. Acesse http://www.programacentelha.com.br/ para obter mais informações sobre o Programa e o Edital detalhado de cada um dos estados.

O Programa na Paraíba: destaques

De acordo com levantamento feito pela Coordenação de Empreendedorismo e Inovação da Fapesq, as temáticas para as quais houve maior número de submissões foram: Tecnologia Social (31%), Automação (10,1%), Química e Novos Materiais (9,4%) e Tecnologia da Informação e Telecomunicações (9%). Quanto aos setores econômicos, os mais visados foram: Saúde e Bem-estar (68 ideias), Meio Ambiente e Bioeconomia (63), Tecnologia da Informação e Telecomunicações (56), Economia Criativa (55) e Educação (50). As regiões da Mata Paraibana e do Agreste Paraibano concentraram 87% do total de ideias submetidas, destacando-se os municípios de Joao Pessoa (132), Campina Grande (68) e Catolé do Rocha (13), este último localizado na região do Sertão Paraibano.

Próximos Passos

A submissão, avaliação e seleção das propostas serão realizadas em 3 fases distintas e eliminatórias que englobam as seguintes informações: Fase 1: Submissão de Ideias Inovadoras (já concluída); Fase 2: Projeto de Empreendimento; Fase 3: Projeto de Fomento. 

Na segunda fase da seleção, dos 277 proponentes até 200 selecionados deverão elaborar seu Projeto de Empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da sua ideia gerar um bom negócio. A terceira fase, com até 100 proponentes selecionados, consiste no desenvolvimento do Projeto de Fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto.

Durante todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia, criar sua empresa e desenvolver seu negócio. Ao final, até 39 projetos serão contemplados na Paraíba, cada um com R$ 60 mil em subvenção econômica (recursos financeiros não reembolsáveis), além de R$ 26 mil em bolsas concedidas pelo CNPq. Ainda, durante um ano, as empresas que vierem a ser contratadas passarão por uma etapa de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria na Paraíba, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, e consolida uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.

O resultado final será publicado até o dia 17/10/2022. De acordo com o cronograma, o prazo para constituição da empresa e inserção de documentos para a contratação deverá ser efetuado na Plataforma da FAPESQ até 60 dias após a divulgação do resultado final. O acompanhamento dos projetos contratados ocorrerá em 365 dias após a contratação. As datas são passíveis de alteração de acordo com o andamento das atividades e as novas versões do cronograma serão publicadas no site da FAPESQ e Programa Centelha.

Os resultados das propostas selecionadas serão divulgados no Portal da FAPESQ no site www.fapesq.rpp.br e no Portal Centelha (www.programacentelha.com.br).