Notícias

Fapesq realiza videoconferência para acompanhamento de pesquisas do Pronex

publicado: 15/06/2020 14h42, última modificação: 15/06/2020 14h49
Reunião Pronex 15.6.jpeg

 

A Coordenação de Programas e Projetos da Fapesq - Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba realizou nesta segunda-feira (15) reunião por videoconferência com os pesquisadores do Pronex - Programa de Apoio a Núcleos de Excelência, com o objetivo de acompanhar o andamento das pesquisas, para verificação de cronogramas e dificuldades encontradas no decorrer dos trabalhos. Periodicamente esses encontros irão ocorrer, como mecanismo adotado pela Fapesq para melhor conseguir resolver, se possível, dificulades na execução das pesquisas. As próximas reuniões serão individuais, onde cada coordenador irá apresentar o cronograma da pesquisa, como está a execução dos recursos e o desenvolvimento do projeto.

A reunião contou com a participação do presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa, que elogiou e incentivou os pesquisadores pelo fortalecimento do trabalho conjunto de grupos de pesquisa multidisciplinar em prol do desenvolvimento da pesquisa paraibana.

O Governo do Estado liberou em março de 2020 a contrapartida para os projetos do Pronex - Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência. Foi liberado através da FAPESQ - Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba cerca de R$ 1,5 milhão, para 14 núcleos de excelência instalados em Instituições de Ensino Superior da Paraíba: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O Pronex tem como objetivo apoiar a execução de projetos de grupos consolidados de pesquisas científica, tecnológica e de desenvolvimento, visando dar suporte financeiro à continuidade dos trabalhos dos grupos de pesquisas com excelência reconhecida no Estado da Paraíba. É um instrumento de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico. É classificado como Núcleo de Excelência um grupo de pesquisadores com reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação, capaz de funcionar como fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em projetos de relevância para o desenvolvimento do país.

O Programa é uma parceria da FAPESQ com o CNPq - Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico e está orçado em aproximadamente R$ 5 milhões, investidos em núcleos de excelência de instituições de ensino superior, cujos contratos foram assinados em abril de 2019. São quatro anos de execução.