Notícias

Fapesq projeta instalação de usina de beneficiamento de fibra de coco na Paraíba

publicado: 29/11/2022 14h10, última modificação: 29/11/2022 14h40
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Visita Embrapa Agroindústria CE.jpeg
IAPACOCO 3.jpeg
IAPACOCO 2.jpeg
Reunião.jpeg

O presidente da Fapesq, Roberto Germano, e o gestor em Empreendedorismo da Fundação, Silvio Rossi, estiveram nesta segunda e terça-feira (28 e 29) em visita a laboratórios da Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza-CE, e usinas de beneficiamento da fibra do coco no Ceará. A finalidade da visita foi conhecer as ações de P&D para beneficiamento de cascas de coco verde como matéria prima para a produção de fibras. Na Embrapa Agroindústria eles foram recebidos pelo chefe geral da Unidade, Dr. Gustavo Saavedra; o chefe adjunto de P&D, José Roberto; a Supervisora do Núcleo de Processos Agroindustriais, Ana Iraidy; Genésio Vasconcelos, Chefe de Transferência de Tecnologia, e o pesquisador Adriano Matos.

Após a visita à Embrapa Agroindústria Roberto Germano e Silvio Rossi foram conhecer as ações da Iapacoco Nordeste Beneficiamento de Produtos Naturais, que trabalha com beneficiamento de fibra do coco, na cidade de Paraipaba, CE. Eles foram recebidos por André Bussab, proprietário da Iapacoco. Acompanharam a equipe da Fapesq na visita Fabio Silveira, proprietário da Usicoco (que instala usinas de beneficiamento) e Rodrigo Donelli, sócio de Fabio em empresa que comercializa produtos à base de fibras de coco.

A visita teve como objetivo prospecção de uma eventual instalação de uma usina de beneficiamento de casca de coco verde para obtenção de fibras e produção de materiais com valor agregado.

Esta foi uma ação conjunta da Fapesq com a Secretaria de Agricultura Familiar e Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba.