Notícias

30 anos Fapesq

Fapesq-PB lança novos editais que somam R$ 31 milhões

publicado: 04/07/2022 14h38, última modificação: 04/08/2022 14h45
Anúncio foi feito na abertura de evento do CNPq que reúne pesquisadores de todo o país em João Pessoa
1 | 3
Roberto Germano no evento Peld-Fapesq (Foto: Renato Félix)
2 | 3
Evaldo Vilela, Fábio Guedes e Rubens Freire em visita ao Parque Tecnológico Horizontes da Inovação (Foto: Renato Félix)
3 | 3
Evaldo Vilela, Fábio Guedes e Rubens Freire no PTHI (Foto: Renato Félix)
Roberto Germano no evento Peld-Fapesq - foto Renato Félix.jpg
Evaldo Vilela, Rubens Freire e Flavio Guedes no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação - 05 - foto Renato Félix.jpg
Evaldo e Fábio visitam PTHI.jpeg

O anúncio de novos editais da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB) abriu ontem a 12ª Reunião de Acompanhamento e Avaliação (A&A) e de Comemoração dos 25 anos do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peld), evento que também celebra os 30 anos da Fapesq-PB. Um total de R$ 31.058.000 serão investidos na pesquisa científica em diversas áreas. Os editais contemplam os seguintes temas: concessão de 130 bolsas de doutorado e 150 bolsas de mestrado; bolsas de pós-doutorado; núcleos de excelência na Paraíba; núcleos emergentes; educação tutorial à inovação; startups sobre tecnologias educacionais e turismo sustentável; participação de pesquisadores em eventos internacionais de alto impacto; cientistas refugiados. Mais informações sobre os editais estão no site da Fapesq-PB (http://fapesq.rpp.br).

O evento está sendo realizado até quarta-feira, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, com pesquisadores de todo o país, presidentes de fundações de amparo à pesquisa de outros estados e Evaldo Vilela, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). “A fundação está num momento muito bom, em que está se investindo”, disse Vilela. “Mostra para a gente, que não é daqui e que está vindo aqui visitar, que a Paraíba está preocupada também em prestigiar talentos e criar uma base de aplicação da ciência para gerar negócios, qualidade de vida e prosperidade para valer. Porque a ciência tem tudo a ver com o desenvolvimento – é spo fazer esse link. E para isso precisa de dinheiro e precisa de uma fundação de amparo à pesquisa”.

Para ele, os Pelds, que celebram 25 anos, é que trazem verdadeiramente resultados importantes para a preservação do meio ambiente. “Isso pode orientar o próprio desenvolvimento, a própria produção da agricultura. A gente não tem conhecimento dos nossos biomas que nos permita fazer produção e preservar, ou minimizar os efeitos da produção nos nossos biomas. Os Pelds fazem isso”, conta. “Cada dia mais uma robustez das informação que eles coletam da natureza para entender como a natureza funciona e o respeito que a gente tem que ter sobre esse funcionamento da natureza”.


Visita ao Parque Tecnológico

À tarde, Evaldo Vilela, presidente do CNPq, Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), e Rubens Freire, secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, visitaram as obras das futuras instalações do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação. O antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, no centro histórico de João Pessoa, está em reforma para receber órgãos públicos e startups que desenvolverão projetos de ciência, tecnologia e inovação, e para buscar também centralizar uma revitalização da área. Os gestores andaram pelas salas e conversaram com os profissionais que estão trabalhando no local, que explicaram que o trabalho segue avançando apesar das chuvas que têm sido frequentes na cidade.

O evento que celebra os aniversários do Peld e da Fapesq-PB continua nesta terça, quando, entre outras atividades, está previsto pela manhã o encontro de estudantes da rede pública com cientistas para um bate-papo na UFPB.

Renato Félix