Notícias

Fapesq-PB encaminha parceria com a Cagepa para soluções em inovação e tecnologia

publicado: 11/03/2019 16h58, última modificação: 11/03/2019 16h59
Reunião Fapesq Cagepa.jpg


A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) estreita o entendimento com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) na busca de soluções inovadoras e modernização para os processos de abastecimento de água, tratamento de esgotos e de perdas. “É uma tentativa de encurtar o caminho para a solução de problemas por meio da inovação tecnológica aplicando projetos desenvolvidos na academia às demandas da Cagepa”, informa o presidente da Fapesq, Roberto Germano, durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (11), na Presidência da Cagepa. 

A parceria é fruto da articulação do Secretário Executivo de Estado da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado e o Presidente da Fapesq, Roberto Germano com a diretoria da Cagepa, pelo Presidente Marcus Vinícius. Isso significa que pesquisadores terão incentivos para desenvolver pesquisas, a Companhia terá melhorias e a população paraibana irá usufruir de serviços de saneamento e de uma água potável de melhor qualidade.

Com o corpo diretor completo da companhia presente, composto por cinco diretorias e o presidente, pesquisadores das Universidades Estadual da Paraíba, da Federal da Paraíba e da Federal de Campina Grande apresentaram resultados de pesquisas de saneamento e tratamento de perdas, pelos quais ficou atestada a capacidade da academia para integrar parceria com o setor produtivo.

“A Fapesq está aqui como órgão estadual para facilitar a execução ou operacionalização de projetos dessa natureza. Os pesquisadores aqui presentes demonstraram a capacidade produtiva que a academia possui através do saber acadêmico buscando soluções para problemas que afligem a Cagepa a fim de melhorar a prestação de serviços à sociedade paraibana”, ressaltou Germano.

Dois projetos cujos objetivos são consoantes com a demanda da Cagepa estão em andamento na Fapesq e serão direcionados para a diretoria da Cagepa a fim de agregar mais ações suprindo as necessidades da empresa. Um deles é oriundo do PRONEX, são grupos de excelência voltados para a área de saneamento, tratamento de perdas – uma parceria entre CNPq e a Fapesq e outro que é são os Centros de Multiusuário para atender a parte de análise de substâncias químicas.

A parceria com a Cagepa é fruto da articulação do Secretário de Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado e do Presidente da Fapesq, Roberto Germano. Em fevereiro deste ano, eles apresentaram à presidência da Cagepa a potencialidade em pesquisas e projetos das universidades na paraíba e como os mesmos podem suprir demandas essenciais para a modernização dos serviços da Cagepa.

“Tivemos uma reunião num primeiro momento com Roberto Germano e Cláudio Furtado que imediatamente capitanearam a ideia buscando a integração dos entes do Estado para trazer melhorias na qualidade no tratamento, na operação e diminuir custos nos tornando mais competitivos”, declarou Marcus Vinícius. “Teremos ganhos para os pesquisadores, para a companhia e para a sociedade”, complementou.

O Presidente da Cagepa destacou que a companhia precisa avançar: “Muitas vezes, olhamos em busca de soluções fora da Paraíba quando, na realidade, temos aqui o maior exemplo de enfrentamento quando tivemos uma das maiores crises hídricas dos últimos tempos que afrontou diretamente o sistema de abastecimento de água da região de Campina Grande e toda a Região da Borborema. As soluções estavam aqui, nas universidades.”

Nos encaminhamentos, o presidente da Cagepa elencou três diretrizes onde projetos acadêmicos serão aplicados: tratamento de esgotos; melhorias com automação e informatização de processos de água e esgoto; e tratamento de perdas. Novos encontros ficaram agendados para o levantamento das demandas e na primeira quinzena de abril serão avaliados e firmados com a Fapesq.

(Asscom SEECT/Fapesq)