Notícias
Fapesq participa do IV Encontro Estadual do Programa Água Doce
O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano Costa, participou na manhã desta quarta-feira (15), da abertura do IV Encontro Estadual do Programa Água Doce, no Garden Hotel, em Campina Grande. O evento reúne até esta quinta-feira (16), representantes dos governos federal, estadual e municipais para discutir o tema "O Papel dos Estados, Municípios e Comunidades na Gestão Compartilhada dos Sistemas de Dessalinização - com foco em Educação e Saúde". O evento foi aberto com a apresentação do grupo de dança Tropeiros da Borborema.
O Programa Água Doce é executado na Paraíba pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. Em sua fala o presidente da Fapesq, destacou a satisfação que a Fapesq tem em colaborar com o Programa. "A recomendação do governador João Azevedo é de que tenhamos especial atenção a este Programa no sentido de que toda a política de desenvolvimento do Água Doce fosse viabilizado", disse. Roberto Germano chamou a atenção para a importância das políticas públicas para o desenvolvimento da sociedade. "Nada melhor do que uma política pública bem planejada que tem um foco no desenvolvimento da sociedade, que está levando benefícios para as comunidades. "É um direito da sociedade tomar água de qualidade", ressaltou.
O presidente da Fapesq destacou o importante papel da academia, que está gerando tecnologia e inovação. E esta é a função das instituições de ensino, pesquisa e extensão; melhorar a qualidade de vida das pessoas, e o setor produtivo que está com esta inovação trazendo benefícios para a sociedade, disse. Roberto Germano chamou a atenção de todos presentes na solenidade ao observar que, enquanto a sociedade está se beneficiando com na inovação tecnológica as pessoas estão nas ruas manifestando-se em defesa da manutenção de um orçamento para funcionamento das instituições de ensino e pesquisa deste país. É muito importante que todos nós tenhamos consciência disso. Estamos mobilizados também, concluiu.
O Encontro é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, e do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente. Como parte da programação será realizado o Curso de operação dos sistemas de dessalinização, além de apresentação dos componentes: Sustentabilidade Ambiental - os cuidados com a dessalinização e com o meio ambiente; Mobilização Social - os acordos de gestão compartilhada e meio para a gestão de sistemas de dessalinização. Será apresentado o tema "Sistemas produtivos e Revitalização de Bacias do Programa Água Doce nacional", por Luiz Carlos Hermes e Everaldo Rocha Porto.