Notícias

Fapesq participa de reunião na Secretaria de CeT de João Pessoa

publicado: 26/10/2021 14h31, última modificação: 26/10/2021 14h37
reunião SCTJP.jpg

Foto Divulgação SECITEC/PMJP

Equipe técnica da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), participou na tarde desta segunda-feira (25), de reunião na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município de João Pessoa (SECITEC/PMJP), onde foi apresentado o Programa Tecnova II, recém lançado, e o Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) em execução na Paraíba, desde julho/2021,  pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa, e componentes da equipe do PEIEX-PB estiveram reunidos com a secretária da SECITEC/PMJP,  Margareth Diniz, com o intuito de firmar ações conjuntas em prol do desenvolvimento na área de C&T. A secretária foi convidada para o lançamento do Núcleo Operacional, no dia 3 de dezembro no formato presencial. 

Na oportunidade da reunião, a coordenadora do PEIEX-PB, Márcia Paixão (UFPB) e o monitor Paulo Félix, apresentaram informações sobre a composição e as atividades desempenhadas pela equipe do PEIEX no Estado, ressaltaram o desafio de ampliar a base de empresas atendidas pelo Programa na Paraíba e a importância de parcerias institucionais para a prospecção de novas empresas com potencial exportador.

Foto: Divulgação SECITEC/PMJPDa SECITEC/PMJ, também estiveram presentes a secretária executiva, Danyele Raposo, o diretor de Fomento e Competitividade, Tarcisio Ferreira Junior, o diretor da Divisão de Pesquisa e Inteligência de dados, Roosevelt Albuquerque, e o diretor da Divisão de Empreendedorismo, Marcelo Jardim. Um importante resultado foi a confirmação de apoio para prospecção, a iniciar por empresas dos setores de TI e Games. Na oportunidade, discutiu-se um formato e cronograma preliminares para uma iniciativa conjunta voltada a empresários locais com perfil para atendimento pelo PEIEX.

Márcia Paixão ressaltou que não existem restrições quanto ao porte (existe exceção para o caso de MEI) e setores de atuação das empresas para participação no Programa. Elas devem atender certos critérios como possuir CNPJ ativo, ter produto ou serviço exportável, disposição e condição ou planejamento para aumentar sua produção ou direcionar parte dela para o mercado externo. “Neste momento, o PEIEX PB já está atendendo empresas dos setores moveleiro, têxtil, cachaça, minerais não-metálicos, materiais cerâmicos para construção, confecção e tecnologia da informação”, destacou.

Para participar do PEIEX, a empresa necessita assinar um Termo de Adesão ao programa e, ao final do atendimento, receberá um plano de exportação para orientar sua inserção internacional por meio da exportação. Ela não precisa pagar pelo atendimento, mas o(a) empresário(a) deve estar disponível para entrevistas com um(a) técnico(a) extensionista do PEIEX, disposto(a) a identificar oportunidades de capacitação em comércio exterior e de implementação de melhorias em seu produto e/ou processos produtivo e organizacional.

Na Paraíba, a meta é atender 100 empresas no período de agosto/2021 a julho/2023. Os empresários locais interessados podem solicitar uma visita da equipe técnica do PEIEX PB encaminhando e-mail para atendimento.peiex@fapesq.rpp.br