Notícias

Fapesq participa da celebração dos 20 anos do PPSUS

publicado: 23/08/2023 18h49, última modificação: 23/08/2023 18h54
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Solenidade 20 anos PPSUS
Solenidade 20 anos PPSUS
Rangel Junior (Pres. Fapesq) e Patrícia Costa (Coord. Prog. e Projetos Fapesq)
Presidentes de FAPs

Nesta quarta-feira (23) a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) participou da solenidade de celebração de 20 anos do Programa Pesquisa Para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), em Brasília, com a presença de representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Ministério da Saúde (MS), parceiros do Programa. Na oportunidade, foi anunciada a 8ª edição do PPSUS. Representando a Paraíba estiveram o presidente da Fapesq, Rangel Junior, e a coordenadora de Programas e Projetos, Patrícia Costa.

Com a presença de representatividades de gestores de ciência, tecnologia e da saúde pública do país, o Decit/SECTICS/MS abriu espaço para discussões para aperfeiçoar e ampliar o Programa segundo os desafios e necessidades nacionais que se apresentam para o aprimoramento do SUS e sua sustentabilidade. Também foram apresentados os resultados do estudo de avaliação de impacto do PPSUS, cujas evidências observadas poderão subsidiar as bases sociais, orçamentárias, científicas e tecnológicas para a nova edição do Programa. A partir das evidências científicas, demandas e observações dos parceiros envolvidos, serão delineados os critérios e as diretrizes necessárias para a instalação da nova edição do PPSUS.

Na Paraíba, já foram financiadas 90 pesquisas em seis chamadas lançadas, que contemplaram cinco instituições de pesquisa, representando um investimento de mais de R$ 4 milhões, proporcionando a formação de 49 profissionais entre mestres e doutores. Os projetos financiados contribuíram para o avanço do conhecimento em diversas áreas da saúde.

Considerando a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, cinco sub agendas concentraram o maior número de projetos: Doenças crônicas não transmissíveis (18), Doenças transmissíveis (15), Sistemas, programas e políticas em saúde (13), Gestão do trabalho e educação em saúde (6) e Saúde do idoso (5).

Além dessas edições do PPSUS, a Paraíba também participou do Programa Gestão Compartilhada em Saúde, ação lançada em 2002, que serviu como projeto piloto para a estruturação do PPSUS nos anos subsequentes. Por meio da Gestão Compartilhada em Saúde, o estado contou com investimentos de aproximadamente R$ 290 milhões para apoio a 21 projetos de pesquisa.