Notícias

Fapesq levará pesquisas de ponta à Expotec 2021

publicado: 24/09/2021 17h47, última modificação: 24/09/2021 17h51
A feira funcionará das 9 às 18 horas
SITE - Fapesq na expotec.png

De 29 de setembro a 1 de outubro a Paraíba estará voltada para o que há de mais inovador, na maior feira de tecnologia do Nordeste, a 6ª Expotec 2021. É lá, no Centro de Convenções de João Pessoa, que estarão sendo realizados debates, palestras, exposições sobre ‘As novas Tecnologias, Internet Comunitária, Infraestrutura Crítica e Cibersegurança’, tema central do evento deste ano. O público terá acesso a mais de 35 oficinas e trilhas de conhecimento nas áreas de robótica, web, inclusão digital, startup, software livre, segurança, cultura pop, educação e inteligência artificial. Serão mais de 40 horas de programação híbrida.

Como instituição parceira e que apoia este evento, a Fapesq – Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba estará participando com vários projetos de pesquisas inovadoras, de relevante importância para o Estado. Entre as pesquisas que a Fapesq estará levando este ano estão o Ventilador Pulmonar para Cuidados Intensivos, desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, que tem sido fundamental para o tratamento de pacientes de covid; o Purificador de Ar Anti COVID-19: Proteção do Ambiente Hospitalar e dos Profissionais de Saúde, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba;  o Kombucha, bebida fermentada que faz bem à saúde, sendo por isso uma bebida que fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal, uma das apostas do mercado mundial; e lindas peças em tecelagem e tingimento natural em renda labirinto, projetos de empresas aprovadas no Programa Centelha-PB/Fapesq.

O estande da fundação também estará com os projetos: Máscara cirúrgica biodegradável, com material capaz de reter o vírus da covid-19 (SARS-CoV-2) e matá-lo, desenvolvida pelo Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio), da Universidade Federal de Campina Grande, fruto de apoio de edital Covid/Fapesq com o projeto MASKUP: Máscara cirúrgica de polipropileno incorporada com Quitosana/Mentha piperita como alternativa de proteção no combate ao Covid-19, entre outras ações e parceiros que fazem parte de  investimentos do Governo do Estado por meio da Fapesq.

Devido à pandemia, este ano a Expotec será realizada com uma programação diversificada (presencial e virtual). A expectativa da coordenação do evento é de receber 30% do seu público, cuja média histórica é de 4 mil pessoas. A visitação presencial acontecerá das 9 às 18 horas. A programação ainda está sendo concluída, mas os coordenadores já adiantam que, assim como nas outras seis edições anteriores, o evento será um espaço para o conhecimento científico e tecnológico, inclusão digital, debates, oficinas, palestras, networking e inovação tecnológica, com várias palestras e temas atuais.

O evento seguirá todas as recomendações sanitárias de distanciamento, obrigatoriedade do uso de máscaras e distribuição de álcool gel. Além disso, será realizado de forma híbrida, presencialmente no Centro de Convenções e com transmissão online. A entrada é gratuita.  A feira é uma realização da Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID Brasil) com a co-realização do Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa, com apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC. br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e conta com o apoio da Fapesq.

Programação

Além das oficinas, minicursos, apresentações de trabalho e capacitações profissionais, também serão realizados sete painéis temáticos com alguns dos nomes mais importantes da área de tecnologia no Brasil. O painel de abertura vai discutir Os desafios da Radiodifusão na era do streaming, com os convidados Max Martinhão, Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações; Marcelo Bechara, Diretor de Relações Institucionais do Grupo Globo e Leonardo Euller, Presidente da Anatel. O debate será realizado no dia 29/09 às 13h30, na sala Tambaú, com  mediação da jornalista Rejane Negreiros.

Outro importante espaço de debate será o Painel Tecnologias Disruptivas para o Governo e Cidadania Digital, mediado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), vai contar com as presenças de Wesley Vaz, Secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo do TCU; Luanna Roncaratti, Secretária Adjunta de Governo Digital do Ministério da Economia e Giordanni Sousa Paiva, Superintendente de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial do Serpro). A programação completa dos painéis está disponível no site oficial do evento www.expotec.org.br

Um dos pontos altos do evento, chega à sua 6ª edição: o Seminário Inclusão Digital em comunidades rurais, urbanas e tradicionais. Espaço criado para o debate e propostas em busca de soluções que fomentem a inclusão e transformação digital de populações como indígenas, quilombolas, moradoras da zona rural e de regiões mais afastadas. Em pleno XXI, o desafio ainda é a construção e implantação de políticas públicas pensadas as diferentes realidades que podem ser encontradas no Brasil.

Entre os cursos gratuitos que serão ministrados, a capacitação Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação será promovida pelas instituições de ensino superior Unifuturo (Brasil) e a Florida Christian University (EUA). Serão oferecidas 300 vagas para educadores da rede pública e privada em três turmas, uma a cada dia de evento. 

A Expotec também reserva uma programação cultural diversificada para o público este ano. Exemplo disso é a I Mostra Audiovisual e Aerofotográfica Expotec, que vai exibir e premiar produções de curtas metragens e fotografias produzidas com auxílio de drones. E um dos espaços mais aguardados será a Arena Gamer, onde o público participante vai poder jogar gratuitamente, encontro de drones, entre outras atrações.

Mais informações no portal www.expotec.org.br

(Com informações Ascom Anid)