Notícias
FAPESQ e SEECT realizam Concurso de Redação para alunos da rede estadual
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT, torna público o Edital do Concurso de Redação, cujo tema é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021. O edital tem por objetivo promover o conhecimento sobre a importância das inovações científicas e tecnológicas para os mais variados temas de desenvolvimento do planeta. A participação no concurso será restrita aos estudantes das três séries do ensino médio da Rede Estadual de Ensino, através da aplicação da redação na escola previamente inscrita.
O Concurso de Redação acontecerá em duas etapas: ESCOLAR e ESTADUAL, onde cada escola irá definir sua comissão julgadora composta por: dois professores de língua portuguesa, profissionais responsáveis pelo acompanhamento pela produção textual na escola; um professor da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, profissional responsável pela discussão da temática na escola e análise sobre abordagem do tema na redação; gestor escolar, profissional responsável por coordenar os trabalhos na comissão; e presidente do Conselho Escolar, responsável por acompanhar e validar os trabalhos da comissão e registrá-los em Ata.
Na ETAPA ESCOLAR, cada escola escolherá apenas um/a representante classificado e Na ETAPA ESTADUAL, a Comissão Estadual, formada por especialistas do Programa Desafio Nota 1000, conforme indicação da SEECT, escolherá o 1º, 2º e 3º lugar. Cada aluno (a) poderá ter 01 Professor ORIENTADOR, responsável em orientá-lo e acompanhá-lo durante todas as etapas do concurso. Os professores podem orientar vários alunos na ETAPA ESCOLAR. O estudante e o seu professor orientador concorrerão juntos ao prêmio.
O professor orientador deverá orientar seus alunos a escrever um texto dissertativo argumentativo, em Língua Portuguesa, original e de autoria exclusiva dos respectivos alunos, sobre o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. A redação deve ser manuscrita e conter, no mínimo, oito linhas e, no máximo, 30 linhas. A proposta de redação deverá ser aplicada entre os dias 13 e 17 de setembro de 2021 em todas as escolas participantes. Caso as escolas, durante esse período, ainda estejam com suas aulas presenciais suspensas, a produção da redação deverá ser realizada de forma remota. A inscrição da escola será validada a partir do envio da redação escolhida pela Comissão Escolar, feito por meio do link: https://bit.ly/EnviosDesafioNota1000.
O resultado final estará disponível nas redes sociais da FAPESQ e da SEECT, no site:www.fapesq.rpp.br ou http://paraiba.pb.gov.br/educacao e/ou publicado em Diário Oficial do Estado, em 27 de setembro de 2021. A premiação acontecerá em data a ser divulgada pela SEECT e será de responsabilidade da FAPESQ. Serão premiados: Os estudantes que alcançarem os 3 primeiros lugares da Etapa Estadual, que receberão medalhas, certificados e participarão de visitas técnicas no Instituto Nacional do Semiárido – INSA, em Campina Grande; e nas instalações do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, em João Pessoa, em data a ser divulgada pela FAPESQ. O professor orientador do 1º lugar receberá certificado de participação e acompanhará os estudantes nas visitas técnicas descritas no item anterior. A Unidade Escolar do estudante que alcançar o primeiro lugar da Etapa Estadual receberá troféu. Conforme resultado final, os três estudantes melhor avaliados por Gerência Regional de Ensino, bem como os seus respectivos professores orientadores e as escolas da qual fazem parte, receberão certificados de mérito e participação.
DO CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO
As etapas de realização do concurso serão as seguintes:
Período para discussão da temática nas escolas: 02/08 a 10/09/2021;
Período para produção das redações nas escolas: 13/09 a 17/09/2021;
Envio das redações pelas escolas a coordenadoria, até 17/09/2021.