Notícias

FAPESQ divulga resultado final do edital PDCTR homologado pelo CNPq

publicado: 22/12/2021 16h57, última modificação: 22/12/2021 16h57

A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), tornam público o resultado final do edital do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado da Paraíba (PDCTR-PB). Estão sendo investidos nessa chamada um valor global de R$ 5,7 milhões.

Este Programa visa à atração e fixação de doutores no Estado da Paraíba, por meio da implementação de bolsas de Pesquisa no âmbito do PDCTR; Estimular a fixação de recursos humanos com experiência em ciência, tecnologia e inovação e/ou reconhecida competência profissional em instituições ou empresas, públicas ou privadas, de ensino superior e/ou pesquisa em CT&I no Estado da Paraíba, que atuem em investigação científica, tecnológica ou inovação, atuando em duas vertentes:

a) Regionalização: caracterizada pela atração de doutores para as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e o estado do Espírito Santo. Nesse caso, não é permitida a concessão da bolsa a doutores formados ou radicados no próprio estado;
b) Interiorização: caracterizada pela atração de doutores para microrregiões reconhecidas pelo CNPq como de baixo desenvolvimento científico e tecnológico, (fora das áreas metropolitanas) e que permite a concessão da bolsa a doutor formado ou radicado no próprio estado.

Áreas Prioritárias:

Os projetos submetidos a este Edital deverão contribuir para a consolidação das atividades de pesquisa no Estado da Paraíba para: A nucleação ou consolidação de Grupos de Pesquisa de Excelência e de Centros Multiusuários do Estado é uma das metas consideradas prioritárias para a Paraíba. Neste contexto, projetos de pesquisa realizados junto a Grupos de Excelência e Centros Multiusuários serão priorizados na forma prevista no item 9 – Critérios de Julgamento. A nucleação ou consolidação de grupos de Pesquisa no Interior do Estado é uma das metas consideradas prioritárias para a Paraíba. Neste contexto, os projetos de pesquisa enquadrados na vertente interiorização serão priorizados na forma prevista no item 9 – Critérios de Julgamento. Será dado apoio diferenciado a projetos na área de Paleontologia de Pegadas e Museologia, pelo fato de ser considerada de importância para o desenvolvimento da CT & I no Sertão da Paraíba.

Serão apoiados projetos nas áreas de: Recursos Hídricos; Engenharia; Saúde; Biotecnologia; Ciências Exatas e da Terra; Desenvolvimento Regional e Sustentável; Semiárido e Bioma Caatinga; Agricultura, Agronegócio e Saúde Animal; Direitos Humanos; Energia Sustentável; Relações Internacionais; Tecnologia da Informação; Governança na Internet e Digitalização.

Veja aqui o resultado final homologado pelo CNPq.