Notícias

Mobility Confap Italy 2023

Fapesq divulga critérios para paraibanos participarem de chamada para mobilidade em universidades da Itália

publicado: 21/12/2023 12h23, última modificação: 01/03/2024 11h21
Chamada Italy.jpeg

A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) divulgou os critérios para os pesquisadores paraibanos participarem da Chamada MCI – Mobility Confap Italy 2023, de apoio à mobilidade de pesquisadores do Brasil para universidades da Itália. A chamada foi lançada no âmbito do Acordo de Cooperação assinado em junho deste ano entre o CONFAP - Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa e a Universidade de Bolonha (UNIBO) – que atua como Secretariado Técnico da Rede das Universidades Italianas. O acordo possibilita a realização da segunda edição do programa Mobility Confap Italy, em continuidade ao acordo anterior, assinado em 2017 pelas entidades.

Podem participar pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTIs) sediadas no Estado da Paraíba com projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento do ecossistema de Ciência Tecnologia e Inovação da Paraíba. A Fapesq apoiará por meio de uma bolsa de estudo, na mobilidade doutorado sanduíche com prazo de vigência de duração mínima de dois meses e máxima de 12 meses.

O objetivo do acordo é facilitar e apoiar a colaboração efetiva entre os dois países para cooperação científica, tecnológica e de inovação por meio da mobilidade de pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Brasil para as universidades italianas.

Programa Mobility Confap Italy (MCI)

A primeira edição do programa MCI começou em 2017 e durou quatro anos, de 2017 a 2021. O programa possibilitou a abertura de três chamadas públicas do CONFAP, que por meio das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes disponibilizaram bolsas de estudo para pesquisadores do Brasil realizarem intercâmbio nas universidades italianas.

Integram a Rede das Universidades Italianas: a Universidade de Bolonha; Universidade de Bérgamo; Universidade Politécnica de Marche; Universidade de Modena e Reggio Emília; Universidade de Palermo; Universidade de Pádua; Universidade de Pavia; Universidade de Pisa; Universidade de Roma – La Sapienza; Universidade de Roma Tre; Universidade de Siena; Politécnico de Turim; Universidade de Turim e Universidade de Trieste.

Elegibilidade

São elegíveis pesquisadores vinculados a Universidades e Instituições de Pesquisa dos estados brasileiros cujas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) estejam participando da chamada.

O fomento oferecido aos pesquisadores do Brasil será realizado por meio de bolsas de estudo. Os candidatos devem consultar as modalidades de bolsas, regras e critérios de elegibilidade específicos de cada FAP.

Submissão de propostas

Os pesquisadores podem se candidatar até o dia 11 de março de 2024 pela plataforma do CONFAP, disponível no link: https://sistema.confap.org.br. 

A proposta não possui formulário padrão e deve ser acompanhada de uma carta de apoio assinada pelo orientador da universidade na Itália, e pelos currículos do pesquisador proponente e do supervisor na Itália.

Mais informações

As oportunidades de pesquisa oferecidas pelas instituições de acolhimento elegíveis na Itália estão disponíveis no site do programa MCI, na página “Oportunidades de Pesquisa na Itália”, acesse aqui.

Além das oportunidades publicadas no site, outras oportunidades podem ser consultadas diretamente nas universidades integrantes da rede MCI.

Informações sobre a rede italiana MCI estão disponíveis aqui

Dúvidas gerais sobre a chamada podem ser esclarecidas pelo e-mail: elisa.confap@gmail.com. 

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo destes critérios específicos, dúvidas sobre as modalidades de bolsas e regras podem ser obtidos encaminhando mensagem eletrônica para o endereço: programas-projetos@fapesq.rpp.br

Cronograma

– Lançamento da chamada: 22 de novembro de 2023.

- Divulgação dos critérios adotados pela Fapesq: 20 de dezembro de 2023.

– Prazo para envio das submissões de propostas: 11 de março de 2024.

– Resultado: Maio de 2024.


Clique aqui e acesse a íntegra do Edital da Chamada MCI – Mobility Confap Italy 2023.  

Clique aqui e acesse os critérios adotados pela Fapesq.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do CONFAP