Notícias

Chamada BiodivRestore 2020-2021

Fapesq divulga critérios para Chamada Transnacional destinada a conservação e restauração de ecossistemas degradados e sua biodiversidade

publicado: 04/12/2020 13h14, última modificação: 04/12/2020 14h30
As propostas podem ser submetidas até o dia 7 de dezembro de 2020.
chamada biodiv_fapesq.jpeg

A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) divulgou os critérios adotados para Chamada Transnacional Conjunta - BiodivRestore 2020-2021, para projetos de Pesquisa & Inovação em “Conservação e restauração de ecossistemas degradados e sua biodiversidade, incluindo o foco nos sistemas aquáticos”. As propostas podem ser submetidas até o dia 7 de dezembro de 2020. Deve ser apresentada proposta inédita, não podendo concorrer com proposta já apresentada e aprovada anteriormente. Para esta chamada, a Fapesq terá como aporte total o valor de € 8 mil euros. Os recursos serão destinados exclusivamente para instituições de pesquisa paraibanas, logo, pesquisadores de outros países podem participar do projeto sem serem elegíveis para receber fundos e não podem coordenar o projeto. A disponibilidade do recurso será de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Os projetos a serem apoiados no âmbito da Chamada Transnacional Conjunta - BiodivRestore 2020-2021 terão prazo de execução de 36 meses. Esta chamada irá abranger os seguintes três temas não exclusivos: Estudar os processos biológicos e biofísicos em jogo para conservação / restauração e suas interações; Avaliando trade-offs e sinergias entre alvos, benefícios e políticas para conservação e restauração; e Conhecimento para melhorar a eficácia e intensificação das ações de conservação e restauração.

O pesquisador brasileiro deve ter diploma de doutor, vínculo empregatício a uma Instituição de Ensino Superior (IES) com sede no estado da Paraíba , e ter produção científica ou tecnológica nas áreas de conhecimento que a chamada determina. A proposta deverá ter ações a serem executas no estado da Paraíba, entre outros critérios. As equipes serão convidadas a formar consórcios de investigação transnacionais com parceiros elegíveis de, no mínimo, 3 países participantes no convite (incluindo no mínimo dois de Estados-Membros da UE ou países associados da UE). Para candidatos do exterior : desde que o último critério seja cumprido (parceiros de pelo menos dois Estados-Membros da UE ou países associados participantes no convite), para propostas incluindo parceiros de regiões ultraperiféricas e países e territórios ultramarinos que participam no convite, os ultraperiféricos regiões e países e territórios ultramarinos podem ser contados como um país participante específico (para os critérios: pelo menos três países diferentes).

A submissão das pré-propostas na plataforma BiodivERsA deverá acontecer até as 16h, no horário local de Bruxelas, Bélgica, até 07 de dezembro 2020. Deve ser consultado o cronograma de acordo com o estabelecido em http://www.biodiversa.org/1587.

Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos encaminhando mensagem eletrônica para o endereço: programas-projetos@fapesq.rpp.br. Para mais informações sobre a Chamada acesse: http://www.biodiversa.org/1587.