Notícias

Cultura

Fapesq assina Acordo com a Secretaria de Cultura e o IFPB para operacionalização da Lei Paulo Gustavo na PB

publicado: 31/08/2023 14h24, última modificação: 31/08/2023 14h31
Acordo de Cooperação vai beneficiar trabalhadores da cultura
1 | 4
Rangel Jr (Fapesq), Mary Roberta (IFPB) e Pedro Daniel (Secult) - Foto: Ascom IFPB
2 | 4
Foto: Ascom IFPB
3 | 4
Foto: Ascom IFPB
4 | 4
Foto: Ascom IFPB
de0ae550-f36d-4924-ae52-465ca482a66d.jpg
326fadb4-3cde-4adf-8432-50611fcb182a.jpg
89fbd047-5a99-430c-9aff-1c4265d3e5a1.jpg
67499db6-2d13-441c-8cec-6d29a80bcd38.jpg

Foi assinado na manhã desta quinta-feira (31), na reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em João Pessoa, Acordo de Cooperação Científica, Tecnológica e Cultural para operacionalização da Lei Paulo Gustavo (LC nº 195/2023) na Paraíba. O acordo foi firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura, a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) e o IFPB. A parceria se dará na realização de oficinas de elaboração de projetos culturais e na disponibilização de espaço físico para que os artistas possam se inscrever.

O documento foi assinado com a presença do Secretário de Cultura da Paraíba Pedro Daniel de Carli Santos, do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, Antonio Rangel Junior e da reitora do IFPB Mary Roberta Meira Marinho. O IFPB disponibilizará pontos de inscrição para os artistas locais, promovendo o envolvimento com os grupos culturais dos territórios em que estão inseridos e viabilizando ações de extensão futuras. Serão disponibilizados espaços nas cidades de: João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Areia, Guarabira, Campina Grande, Esperança, Soledade, Picuí, Cuité, Monteiro, Sumé, Patos, Santa Luzia, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Pombal, Princesa Isabel, Itabaiana e Pedras de Fogo.

“Essa assinatura é singular e representa mais uma parceria do IFPB com o Estado da Paraíba, agora no âmbito da Cultura. A cultura além de ser o marco principal na humanidade é também desenvolvimento econômico”, destacou a Reitora Mary Roberta. De acordo com o secretário Pedro Daniel, essa parceria vai gerar muitos frutos, sobretudo no sentido de territorializar as oportunidades, uma vez que o IFPB está bem situado em todo o Estado e a Fapesq tem bastante expertise nesse processo.

Para o presidente da Fapesq: “A lei Paulo Gustavo é extremamente importante e dará um impulso muito grande à cultura. A Fapesq, uma instituição dedicada à ciência, tecnologia e inovação, entende que dentro da cultura também há espaço para a ciência. Agradecemos essa parceria e faremos o melhor possível para que o projeto tenha êxito”.

Um edital selecionando bolsistas para atuarem na operacionalização desse trabalho já está aberto. Podem se inscrever estudantes e servidores do IFPB. A atuação será na coordenação das inscrições (servidor) e monitor das inscrições (estudantes). As inscrições vão até 03 de setembro.  Confira detalhes no edital.

Participaram também da reunião a Pró-Reitora de Extensão e Cultura Josy Barbosa, o Diretor de Cultura Erivan Lopes, o Assistente da Proexc, Adilson Luiz Silva, o Diretor de Extensão Popular e Rural, Alexsandro Ribeiro, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura, Edilson Parra e o Assessor Jurídico da Secretaria de Cultura, Ednaldo Paulo Santos Filho.

Com informações de Patrícia Nogueira (IFPB)