Notícias

Fapesq abre inscrições para a 5ª Chamada Conjunta Multitemática EU-LAC 2025

publicado: 04/04/2025 15h01, última modificação: 04/04/2025 15h02
Chamada EU-LAC Confap - critérios Fapesq.jpeg

A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) divulgou os critérios adotados para os pesquisadores doutores interessados em participar da 5ª Chamada Conjunta Multitemática EU-LAC 2025, lançada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) em parceria com o Grupo de Interesse EU-LAC – formado por agências de fomento da Europa, América Latina e Caribe para a Cooperação Birregional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). 

 A Fapesq apoiará por meio de 01 proposta, com o valor de 20 mil euros.

A chamada tem o objetivo de apoiar projetos colaborativos de pesquisa nas seguintes áreas temáticas: 

  • Biodiversidade – incluindo Agricultura e Segurança Alimentar;
  • Bioeconomia e Soluções Baseadas na Natureza;
  • Saúde Global;
  • Saúde – Doenças Infecciosas; 
  • Cooperação EU-LAC para Transição Energética; e
  • Cooperação EU-LAC em Ciência Aberta.

 

Fomento

Participam desta chamada agências de fomento à CT&I de 11 países (Argentina; Áustria; Brasil; República Dominicana; Alemanha; Peru; Polônia; Portugal; Espanha; Turquia e Uruguai).

A proposta aprovada terá o prazo de vigência de até 36 meses e o apoio financeiro no âmbito da Fapesq deverá abranger despesas exclusivamente de custeio para missões técnico-científicas do pesquisador do projeto vinculado a instituições de ensino e pesquisa da Paraíba, exceto bolsa. 

O financiamento e os custos devem estar de acordo com as normas da Fapesq, que abrangem os seguintes itens: 
a) Passagens aéreas (classe econômica) para o pesquisador coordenador;
b) Diárias de acordo com a tabela de diárias estabelecida pelo Governo do Estado da Paraíba (disponibilizada na página da Fapesq: www.fapesq.rpp.br );
c) Despesas de custeio (material de consumo, componentes e/ou peças sobressalentes de equipamentos e softwares, itens de pouca durabilidade ou de consumo rápido e de uso exclusivo para o projeto);
d) Serviços de terceiros - pagamento total ou parcial de contratos de manutenção e serviços de terceiros, individuais ou legais, de natureza casual. Qualquer pagamento ao indivíduo deve ser efetuado de acordo com a legislação em vigor, para não estabelecer vínculo empregatício. Assim, a força de trabalho empregada na execução do projeto não terá vínculo de natureza alguma com a Fapesq e não poderá exigir pagamentos, ficando sob responsabilidade exclusiva do proponente.

Elegibilidade

Os projetos de pesquisa devem possuir a participação de no mínimo 4 instituições de 4 países, sendo que 2 devem ser localizados na Europa e os outros na América Latina e Caribe.

Submissão de propostas

Os pesquisadores do Brasil podem submeter suas propostas até às 17h (CEST) do dia 22/05/2025 na plataforma de submissão da EU-LAC: https://ptoutline.eu/app/5eulac_call2025

Cronograma

  • Lançamento da chamada/Critérios Fapesq: 04 de abril de 2025.
  • Prazo para submissões de propostas:  22 de maio de 2025.
  • Início dos projetos: janeiro a fevereiro de 2026.

 

Mais Informações

  • Dúvidas gerais sobre a chamada podem ser esclarecidas pelo e-mail: internacional.confap@gmail.com
  • Dúvidas sobre as regras e critérios de elegibilidade específicos da FAPESQ devem ser esclarecidas pelo email: programas-projetos@fapesq.rpp.br
  • Dúvidas sobre as modalidades de bolsas, regras e critérios de elegibilidade específicos de cada FAP devem ser esclarecidas com os Pontos de Contato das FAPs (consulte os contatos aqui).

 

Acesse aqui a íntegra da 5ª Chamada Conjunta Multitemática EU-LAC 2025.

Acesse aqui o link para os critérios Fapesq

 

Arquivos para download

Brazil_CONFAP_Funding Rules_EU-LAC_2025