A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) recebeu na manhã desta sexta, 14/04, a visita dos diretores-presidentes de outras Fundações Estaduais brasileiras e de gestores públicos da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O momento reuniu as FAPs do Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, além da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Em pauta estiveram temáticas como a ampliação de recursos direcionados aos programas executados, interlocução com órgãos federais e parcerias entre instituições.
A Fapeal integra discussões consistentes em diversos cenários acadêmicos nacionais, seja na Secretaria Executiva da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br), na coordenação regional para o Nordeste do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e atuação na barganha de recursos junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Segundo o presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, a ocasião celebra um momento político de retomada científica e, portanto as discussões positivas se fazem necessárias.
“Esse momento é muito importante, receber os diretores-presidentes das Fundações na Fapeal para a gente discutir tanto as questões relacionadas à política de ciência e tecnologia e inovação regional, como também essa política poder interagir com as agências federais da melhor maneira possível para que a gente possa trazer recursos que contribuam com a diminuição das assimetrias regionais”, frisou o economista.
A reunião encerra as solenidades do lançamento do programa Mais Ciência, Mais Futuro celebrado na noite da última quinta, 13/04. O pacote de editais investirá recursos do Governo de Alagoas orçados em pelo menos R$33 milhões através de cinco novos editais científicos, mas deve alcançar a margem dos R$200 milhões nos quatro anos de Governo Paulo Dantas.
Também participaram da reunião Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos e o diretor executivo de CT&I da Fapeal, professor João Vicente Lima.
Além disso, parte da equipe técnica da Fapern se reuniu com parte da equipe técnica da Fapeal, para trocas de experiências.
Fonte: FAPEAL (Por: Tárcila Cabral/Ascom Fapeal)