Notícias

Ex-reitor da UEPB, Rangel Junior toma posse como novo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba

publicado: 23/01/2023 19h07, última modificação: 23/01/2023 19h11
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
Posse-do-novo-presidente-da-FAPESQ-04.jpg
Posse-do-novo-presidente-da-FAPESQ-07-225x300.jpg
Posse-do-novo-presidente-da-FAPESQ-10-1536x1152.jpg
Posse-do-novo-presidente-da-FAPESQ-13-225x300.jpg
Posse-do-novo-presidente-da-FAPESQ-15-300x225.jpg
Posse-do-novo-presidente-da-FAPESQ-16-300x225.jpg
Posse-do-novo-presidente-da-FAPESQ-17-300x225.jpg

Em solenidade bastante prestigiada, realizada na manhã desta segunda-feira (23), no auditório da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), o professor Antônio Guedes Rangel Junior, ex-reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tomou posse como o novo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

Rangel Junior segue como professor da Instituição e foi empossado pelo secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, professor Cláudio Benedito Silva Furtado. Prestigiaram a solenidade, a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz; a diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico e pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Nadja Oliveira; o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes; e o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia.

A solenidade começou com a secretária da Fapesq, Patrícia Costa, fazendo a leitura do “termo de posse”. O termo de posse foi assinado pelo professor Rangel Junior, pelo presidente anterior da Fapesq que transmitiu o cargo, professor Roberto Germano, e pela reitora Célia Regina. Simbolicamente, Roberto Germano entregou a Rangel um bottom, simbolizando a passagem de comando da Fundação.

Com o novo presidente investido do cargo, um foi exibido um documentário como forma de homenagem dos amigos da UEPB a Rangel Junior. O material mostrou um pouco da trajetória do novo presidente da Fapesq como professor, pró-reitor e reitor da Instituição por oito anos. Destacou ainda os principais cargos que ocupou, a exemplo da presidência da Associação Brasileira de Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), sem esquecer o lado artístico como compositor e cantor, com músicas gravadas inclusive por Santanna.

A nova ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos também transmitiu uma mensagem a Rangel Junior, desejando sucesso ao novo presidente da Fapesq, e assumindo o compromisso do Governo Federal em ajudar no fomento à pesquisa, à ciência e a tecnologia. Rangel assume a Fapesq em um momento de mudança de rumo no país e perspectivas de um cenário favorável. Ao ser empossado, Rangel destacou o trabalho realizado na Fapesq pela gestão anterior, segundo ele, extremamente destacada nos últimos anos.

“Qualquer tipo de atividade que foi desenvolvida daqui para frente tem que levar em consideração que, nos últimos quatro anos, a Fapesq teve um salto importantíssimo. A Fundação vem executando políticas, que em comparação com gestão anterior é algo incomum, como um resultado fantástico”, disse. Ele ainda reafirmou que o primeiro grande desafio nesta nova missão é garantir a permanência de tudo o que vem sendo feito de bom na instituição, e, se possível, desenvolver novas políticas para avançar no alcance da instituição, buscando uma inserção maior em todos os espaços da inovação, ciência e tecnologia.

No discurso de posse, Rangel agradeceu ao governador da Paraíba, João Azevêdo, pela confiança e destacou o espírito de grandeza do ex-presidente Roberto Germano, que desde o anúncio da nomeação se colocou à disposição para fornecer todas informações sobre os projetos desenvolvidos pela instituição. Ele ainda garantiu que não faltará disposição para trabalhar e honrar a confiança que lhe foi depositada, se empenhando totalmente na nova missão, com dedicação e vontade de procurar fazer o melhor. “A Fapesq manterá suas ações voltadas para o fomento à pesquisa e fortalecimento em tudo que resulte em ampliação do conhecimento”, acrescentou.

A reitora da UEPB, Celia Regina Diniz, desejou êxito a Rangel Junior nesta nova missão, e destacou o potencial e a capacidade do novo presidente como gestor e uma pessoa humanista. “A importância de ter Rangel Junior à frente da Fapesq significa colocar uma pessoa que nós conhecemos a competência, o trabalho eficiente que desenvolveu ao longo de todos esses anos na UEPB”, destacou.

A reitora também destacou a importância do papel da Fapesq no fomento da pesquisa, principalmente no período da pandemia, quando se transformou numa espécie de Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) com a divulgação de importantes editais que garantiram a realização de vários projetos de pesquisa. Após seu discurso, a reitora entregou uma placa ao novo presidente da Fapesp como forma de homenagem da UEPB ao gestor. A diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico, Nadja Oliveira, também discursou, enalteceu o papel que a Fapesq vem desenvolvendo no fomento à pesquisa e desejou êxito na missão do professor Rangel Junior.

O ex-presidente da instituição, Roberto Germano fez um balanço do trabalho realizado há quatro anos na Fapesq e desejou êxito ao novo presidente. Ele disse que encerra o seu ciclo na Fundação com a consciência do dever cumprido, e lembrou que vários outros gestores construíram a história da instituição, cada um do seu jeito, e colocando seus “tijolos” para a edificação da Fapesq. Discurso semelhante foi feito pelo secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, professor Cláudio Furtado, que destacou a importância do trabalho realizado pela Fapesq e a capacidade do novo presidente da instituição.

Cláudio Furtado disse que a nomeação de Rangel Junior foi uma escolha muito acertada do governador João Azevêdo, visto que o professor tem uma larga experiência e toda uma articulação junto à comunidade científica do Estado. “É uma nova gestão que vai conduzir muito bem os trabalhos frente a nossa Fundação de Apoio à Pesquisa. Desejamos boa sorte a ele neste mandato que se inicia hoje”, desejou.

Após os discursos, as autoridades e pesquisadores fizeram questão de cumprimentar o novo presidente, desejando sucesso na missão. Também participaram da solenidade o chefe de Gabinete da UEPB, professor Luciano Albino; a nova secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Pollyanna Dutra; professores, pesquisadores e pró-reitores da UEPB, entre outras autoridades. Vários ex-presidentes da Fapesq também prestigiaram a solenidade.

Perfil

Antônio Guedes Rangel Júnior nasceu em Juazeirinho, no Seridó do Estado. É professor, poeta, psicólogo, cantor, compositor e agente político. Ele é graduado em Psicologia pela URNe/UEPB, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ).

Leciona desde 1988 no Departamento de Psicologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Entre outros cargos que ocupou, foi reitor da UEPB 2012-2020, presidente da Associação Brasileira de Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e vice-presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos