Notícias
Confap
Evento virtual marca o início da Cooperação Científica entre o CONFAP e a Wallonie-Bruxelles International
Representantes do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Wallonie-Bruxelles International (WBI) se reuniram por videoconferência, na manhã desta quarta-feira (25) no Brasil e, à tarde na Bélgica, pela diferença de fuso horário, para dar início a parceria de cooperação acadêmica e científica assinada entre as entidades em setembro deste ano. O evento virtual serviu para apresentação institucional das entidades brasileiras e belgas, e compartilhamento das prioridades e áreas estratégicas para convergência de ações entre os países.
Abriram a programação do encontro virtual e deram as boas-vindas aos participantes, o presidente do Confap e da FAPERGS, Prof. Odir Dellagostin, e o Inspetor Geral de Relações Bilaterais da WBI, Christian Carette. Em seguida, Julie Dumont, Adida de Ligação Científica da WBI no Brasil, apresentou aos participantes o Memorando de Entendimento-MoU (do inglês, Memorandum of Understanding) assinado entre o Confap e a WBI em 17 de setembro deste ano, que oficializou a cooperação mútua para o financiamento de projetos de pesquisa; o intercâmbio de pesquisadores brasileiros e belgas (Pós-Docs e estudantes de PhD); a organização de seminários e workshops conjuntos (como o que ocorreu nesta manhã); e a preparação e coordenação de atividades de C,T&I conjuntas.
Apresentação das FAPs brasileiras
As ações brasileiras realizadas pelo Confap, no conjunto das 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), foram apresentadas pelo presidente do Confap e da FAPERGS, Prof. Odir Dellagostin; pelos presidentes das FAPs, Prof. Jerson Lima (FAPERJ) e Prof. Paulo Sérgio Lacerda Beirão (FAPEMIG); pelos Diretores de Ciência, Tecnologia e Inovação das FAPs, Prof. Luiz Márcio Spinosa (Fundação Araucária), e Prof. Amauri Bogo (FAPESC); e pelo Gerente de Relações Institucionais da FAPESP, Horacio Aragonés Forjaz.
Ecossistema de CT&I na Bélgica
O ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bélgica e suas áreas estratégicas foram apresentadas pelos representantes associados da WBI: Marc Dechamps, Diretor de Relações Internacionais da Biowin; Françoise Scheepers, Gerente de Comunicação e Marketing da Greenwin; Anthony Bievelez, Gerente de Projetos da Skywin; Yuan Chai, Diretora de Relações Internacionais da Wagralim; Thibaud van Rooden, Diretor de Relações Internacionais da Mecatech; e Bernard Piette, Diretor Geral da Logistics in Wallonia.
Fechando a programação, Pierre Demoitié, Gerente do Programa de Pesquisa Beware Cofund Grants, apresentou o edital Beware Fellowships 2; e Thierry Lemoine, Consultor de Relações Internacionais da Valônia (DG06), apresentou as ações do programa ERA-NET Cofund.
Assessoria de Comunicação Social – Confap