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ARTIGO CIENTÍFICO - DA CIÊNCIA PARA VOCÊ

Estudo propõe a Formação Continuada para docentes da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, considerando práticas pedagógicas e metodologias de ensino inovadoras

publicado: 26/05/2025 08h00, última modificação: 29/05/2025 15h21
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Autoria: Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Profa. do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB)

Co-autoria: Angela Cristina Alves Albino, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFCG)

Co-autoria: Patrícia Silva, Profa. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão das Organizações Aprendentes (PPGOA/UFPB)

 

Desenvolver uma proposta de Formação Continuada para docentes, organizada a partir das diretrizes curriculares da rede estadual de ensino da Paraíba foi o objetivo principal da pesquisa coordenada pela professora Ana Claudia da Silva Rodrigues (UFPB). O estudo considerou as práticas pedagógicas e metodologias de ensino inovadoras, já implementadas ou em implementação, no âmbito da educação básica, abrangendo suas etapas e modalidades, de modo a contemplar processos presenciais como em ambiente on-line de aprendizagens docentes, com vistas a elevar a qualidade da educação e alcançar melhores patamares na garantia do direito à educação e à aprendizagem escolar.

A pesquisa participou do edital de Pesquisas Científicas Aplicadas à Educação Básica Pública na Paraíba, por meio da Fapesq/Seect, e foi realizada em todas as gerências de ensino da rede estadual. O edital previa ao final da pesquisa a entrega de três produtos: Um levantamento das necessidades de formação continuada da rede estadual pública da Paraíba; O desenho de uma proposta de formação continuada para a rede; Desenho de uma base de dados entendida como um repositório da produção acadêmica, de materiais didáticos e de mídias educacionais produzidos por docentes e técnicos/as das escolas públicas do Estado da Paraíba, descrevendo parâmetros para organização do acervo didático digital, nos aspectos técnicos e didático-pedagógicos, delineando as formas de acesso e uso pedagógico no âmbito do ambiente on-line de aprendizagens virtuais. Destacamos que o desenho organizado foi de um repositório e uma plataforma digital que possibilitasse o desenvolvimento das formações continuadas.

Para o primeiro produto realizamos um levantamento realizado com docentes da rede pública estadual, através de formulário elaborado e aplicado pelo Google Form. Obtivemos a resposta de 4.768 docentes. A aplicação do formulário resultou em um diagnóstico substancial sobre os docentes da rede pública estadual. Porém, compreendíamos que só a aplicação e tabulação dos dados não seria suficiente para a construção do desenho da formação continuada, pois para nós era impossível direcionar qualquer ação sem a participação dos sujeitos que, cotidianamente, são os responsáveis pela educação de adolescentes, jovens e adultos no estado. Por isso, planejamos uma segunda etapa para ouvir os principais interessados na elaboração do desenho da proposta de formação continuada. Esta etapa denominamos de “Escuta Docente”.

A escuta docente foi organizada a partir da análise dos resultados do formulário do produto 1 e considerada a primeira etapa do produto 2, conforme descrito no projeto. Teve como objetivo central realizar escuta docente sobre as expectativas e necessidades de formação na Rede Estadual de Ensino da Paraíba, bem como apresentar o resultado do questionário aplicado de forma on-line via google forms. Nesse sentido, os docentes apreciariam os dados preliminares da pesquisa inicial e apresentariam outras necessidades formativas e/ou confirmariam aquelas que constavam no resultado apresentado.

O processo de escuta docente foi iniciado no dia 21 de fevereiro de 2022 e concluído no dia 04 de março de 2022. Os grupos foram organizados por Regionais administrativas. O nosso universo de pesquisa se caracterizou por trezentos e noventa e três (393) participantes nas reuniões e a produção de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, contendo quatro (4) questões conforme a seguir:

Quais são os conteúdos que você acredita que sejam fundamentais para uma formação continuada ofertada pela Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia aos docentes da rede pública estadual?
Qual a metodologia você acredita que seja mais adequada para a formação continuada ofertada pela Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia aos docentes da rede pública estadual?
Qual seria a frequência ideal para a oferta das formações continuadas pela Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia aos docentes da rede pública estadual?
Qual o melhor horário para a formação continuada ofertada pela Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia aos docentes da rede pública estadual?
Essas questões orientaram a condução de escuta para que todos os coordenadores de equipe pudessem dialogar e registrar as falas. A intenção da sequência de questões foi demarcar: conteúdo, forma e tempo de formação, na voz docente. Para cada encontro foi disponibilizado por meio de WhatsApp um link do google meet para entrada dos docente.

Após a escuta e as questões discutidas elaboramos os princípios que balizaram o desenho da proposta de formação. Como a sugestão incluímos planos orientadores organizados a partir das indicações dos entrevistados. Salientamos que foram elaborados 10 cursos indicados como necessários aos docentes pelos participantes da pesquisa (professores e corpo técnico pedagógico da rede estadual da Paraíba): Docentes/discentes e tecnologias da informação e comunicação em redes de aprendizagem; Articulação curricular (BNCC e base técnica); As juventudes e o Novo Ensino Médio (NEM); Itinerários formativos; Percursos formativos iniciais para a docência; Princípios básicos da gestão escolar; Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Atuação profissional em escolas do e 181 no campo e/ou com sujeitos campesinos: conhecendo o contexto e partilhando saberes; Projeto Político Pedagógico

Para o produto 3 elaboramos um desenho da “Plataforma e Repositório Digital Educacional Espia Paraíba”. A partir de uma identidade visual que representa a diversidade das 14 gerencias regionais de ensino que formam a rede pública estadual da Paraíba, construímos uma ferramenta que possibilitará a criação e compartilhamento de informações por discentes, docentes e equipe pedagógica de todas as escolas da rede. Com isto, propusemos que esses usuários construam uma comunidade virtual que represente sua comunidade escolar, seu município e consequentemente, deem visibilidade aos seus contextos de aprendizagem, oportunizando novos conhecimentos, ideias e insights.

Benefícios do projeto

- Elaboração de uma proposta de formação continuada para os professores da rede estadual, elaborada a partir das necessidades constatadas através da pesquisa com 4.786 docentes;
- Elaboração de proposta pedagógica para realização de 10 cursos de formação continuada;
- Criação de um ambiente on-line de aprendizagens docentes (Plataforma Digital) que doravante denominaremos de Plataforma Espia Paraíba, desenvolvido para promover processos formativos diversificados, para os profissionais da educação básica no Estado da Paraíba;
- Criação de um repositório institucional que doravante chamaremos Repositório Digital Educacional Espia Paraíba, com a produção acadêmica, de materiais didáticos e de mídias educacionais produzidos por docentes e técnicos/as das escolas públicas do Estado da Paraíba.

Conclusão

Ao término espera-se elevar a qualidade da educação e alcançar melhores patamares na garantia do direito à educação e à aprendizagem escolar, contribuindo para a rede estadual a partir dos princípios estabelecidos e colaborar para que os docentes compreendam e atuem na dimensão técnica, estética, política e didática e na concretização de uma educação referenciada socialmente.

As tecnologias, se utilizadas de forma estratégica e coordenada, podem aproximar as instituições das diferentes comunidades que circulam em torno das escolas. A tecnologia digital pode ser considerada um instrumento de participação social, que deve sustentar e facilitar as ações no ambiente escolar.

Confira o artigo completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/75996/47328

Minicurrículos:

Ana Cláudia da Silva Rodrigues

Pós-Doutorado em Educação (PPGEdu/UNIRIO). Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UFPB). Licenciada em Pedagogia(UFPB). Profa. Associada do Departamento de Fundamentação da Educação (DFE/CE/UFPB). Profa. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais. Segunda Secretária da Anped.

Angela Cristina Alves Albino

Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED/UFCG. Líder do Grupo de Pesquisas em Políticas Curriculares de Formação Docente - MANDACARU. Doutora em Educação, na linha de Políticas Educacionais (UFPB). Diretora Estadual da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação - ANPAE/PB.

Patrícia Silva

Pós-Doutorado em Educação (FACED/UFBA). Doutora em Educação (FACED/UFBA). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação (DECIN/UFRN). Profa. Associada do Departamento de Ciência da Informação (DCI/UFPB). Profa. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão das Organizações Aprendentes (PPGOA/UFPB). Lider do Grupo de Pesquisa LabTech Design & Sociomaterialidade e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais (FACED/UFBA).