Notícias
Está no ar o e-book "Programa Centelha: Resultados da Primeira Edição"
A Fundação CERTI, instituição parceira na execução do Programa Centelha, realizou no ano de 2022 um mapeamento junto às startups apoiadas em sua primeira edição, a fim de identificar os resultados gerados e status das empresas. Os dados coletados e análises realizadas foram organizados neste rico material digital, que apresenta a história da implementação de um dos maiores programas nacionais de fomento ao empreendedorismo inovador e seus números. Na Paraíba o programa foi executado através da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FapesqPB).
O que você encontrará neste e-book:
• A História do Programa Centelha;
• A Metodologia, Benefícios e Público-Alvo do Programa;
• A Estrutura de Governança: Instituições Promotoras, Parceiras e Executoras do Programa;
• Resultados da Primeira Edição: números de ideias recebidas, temáticas, setores, perfil dos empreendedores, empresas contratadas etc.;
• Mapeamento com as Startups Apoiadas: resultados das empresas;
• Histórias de Empresas Apoiadas: 1 case de cada estado participante;
• A Experiência da Implementação do Programa: lições aprendidas;
• A Continuidade da Iniciativa: Centelha 2 e números gerais; e
• Lista das Empresas Apoiadas.
Das empresas fomentadas na primeira edição do Centelha, 92,4% participaram do levantamento respondendo a um formulário on-line que teve como objetivo identificar o status das startups e sua evolução. Os dados coletados foram analisados, organizados e apresentados no livro digital, com uma série de importantes indicadores que podem subsidiar outras análises exploratórias.
Um dos resultados que você encontrará no documento: o faturamento das empresas apoiadas pelo Centelha já superou o investimento nelas realizados!
Escola Semente, Educação Audiovisual
A Semente promove na Paraíba práticas inovadoras de ensino-aprendizagem, por meio de uma metodologia ativa e colaborativa que incorpora o audiovisual na cultura escolar, dentro e fora da sala de aula. Com a premissa de inserir a tecnologia e a linguagem audiovisual nas práticas pedagógicas, a startup propõe uma nova concepção educativa para instituições e professores, a qual é baseada na afetividade, no comprometimento com o mundo, e no desenvolvimento integral do ser humano. Para tal, operando em modelos B2B, B2C e B2G, a empresa executa ações como workshops, consultorias, palestras e cursos, de acordo com a necessidade do cliente. “Nosso papel se desempenha nos cursos de especialização que oferecemos, onde desenvolvemos e contextualizamos metodologias ativas com o audiovisual. É assim que articulamos e conectamos dispositivos de produção de imagem e som com os diferentes recursos pedagógicos já existentes, e habitualmente utilizados em sala de aula. O objetivo é potencializar as práticas e qualificar as experiências de aprendizagem no dia a dia da escola”, pontua Felipe Barquete, CEO da empresa.
Além da participação no Programa Centelha Paraíba, a Semente, que possui sede em João Pessoa – PB, participou de outras iniciativas de fomento, como Porto Digital, 49 Educação, Programa Rumos Itaú Cultural, entre outras, conforme pontua Felipe: “Com o Programa Centelha, além da obtenção de recursos, contamos com uma formação bastante importante e necessária para consolidar as bases do nosso modelo de negócio digital, que é baseado na oferta de produtos e serviços em plataforma e app próprios [...] Depois do Centelha, fomos selecionados para o Programa Tecnova PB2 e participamos do Programa Startup Nordeste PB”, completa. Com aproximadamente 110 clientes, a Semente também recebeu o Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa em 2020, concedido pela Fundação Joaquim Nabuco.
Informações: www.programacentelha.com.br
Confira o conteúdo na íntegra, acessando o e-book por meio do site do Programa Centelha: www.programacentelha.com.br/#ebook