Notícias

Embrapa Semiárido firma parceria com a Fapesq na premiação do Concurso de Redação

publicado: 18/06/2019 13h36, última modificação: 18/06/2019 13h44
Roberto Petrolina.jpeg

O chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama e o presidente da Fapesq, Roberto Germano

 

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano Costa, fechou parceria com a Embrapa Semiárido, no Simpósio Ibero-americano da Cadeia Produtiva da Carne, que está sendo realizado em Petrolina. O acordo foi firmado com o chefe-geral da Embrapa Semiárido Pedro Carlos Gama da Silva.

O Edital para o Concurso de Redação terá como tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. Esse será também o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019. O concurso ocorrerá em três etapas: Escola, Regional e Estadual. Na etapa Estadual, serão escolhidas as três melhores redações, sendo 1º, 2º e 3º lugares premiados com troféus, como também ganharão uma viagem: “Visita Técnica”, ao Vale do Rio São Francisco, onde conhecerão a EMBRAPA – Centro Nacional do Semiárido, a UNIVASF, uma vinícola e uma empresa de fruticultura (aluno e orientador premiado). As inscrições acontecem de 1 a 19 de julho de 2019.

A Embrapa Semiárido é uma das 47 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Está localizada na cidade de Petrolina (PE), com atuação voltada para a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola no Semiárido brasileiro, nas áreas de agropecuária dependente de chuva, agricultura irrigada e recursos naturais.

As pesquisas realizadas pela Embrapa Semiárido buscam inovações tecnológicas que contribuem para o desenvolvimento e a sustentabilidade da agropecuária no Semiárido brasileiro, preservando os recursos naturais e a diversidade do Bioma Caatinga. Para tanto, a estrutura organizacional conta com um Comitê Técnico Interno e três Núcleos Temáticos: Recursos Naturais, Agricultura Irrigada e Agropecuária Dependente de Chuva, dentro dos quais a pesquisa é organizada e definida em linhas prioritárias de atuação, com equipes multi e interdisciplinares e uma abordagem sistêmica.