Notícias

Em 2017, Prêmio José Reis vai reconhecer jornalista de destaque na divulgação científica

publicado: 23/03/2017 15h51, última modificação: 19/10/2018 09h51

 

Candidatos ao Prêmio José Reis de Divulgação Científica têm até 17 de abril para fazer a inscrição no concurso promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A 37ª edição reconhece um jornalista profissional de destaque na difusão de atividades de ciência, tecnologia e inovação em meios de comunicação de massa.

As submissões devem ser enviadas, via Correios, ao Serviço de Prêmios do CNPq. Dentre a documentação necessária, estão a ficha de inscrição, uma cópia do registro de jornalista, o currículo atualizado em 2017 na Plataforma Lattes, uma apresentação dos trabalhos mais importantes e uma justificativa que evidencie a contribuição do candidato à divulgação científica.

O vencedor recebe uma premiação em dinheiro no valor de R$ 20 mil e um diploma, além de hospedagem e passagem aérea para participar da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 16 a 22 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Candidatos já contemplados podem voltar a concorrer à láurea após 10 anos, contados a partir da data da cerimônia de entrega da honraria.

Reconhecimento

Criado em 1978, o prêmio é atribuído, em sistema de rodízio, a três categorias: Jornalista em Ciência e Tecnologia, Instituição e Veículo de Comunicação e Pesquisador e Escritor. A recompensa se destina a iniciativas que contribuam significativamente para divulgar atividades de pesquisa ao grande público.

O nome da láurea homenageia o médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, que teve grande atuação no fortalecimento da divulgação científica no Brasil. Um dos fundadores da SBPC e da revista Ciência e Cultura, ele manteve, por 55 anos, uma coluna no jornal Folha de S. Paulo. Reis conseguiu aliar uma relevante carreira como pesquisador de renome internacional ao trabalho de explicar a ciência de modo didático por meio da imprensa.

A escolha é feita por uma comissão julgadora designada pelo presidente do CNPq e composta por seis membros. Três deles são de livre escolha e os outros três são indicados pela Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), pela Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e pela SBPC.

Fonte: MCTIC