Notícias

Documento com boas práticas vai auxiliar políticas públicas

publicado: 18/03/2022 12h00, última modificação: 21/03/2022 12h11
Boas práticas da Fapesq serão exemplo para outros estados
reunião consórcio NE 18.3.jpeg

A Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste - Consórcio Nordeste - realizou na manhã desta sexta-feira (18) um seminário virtual “Boas Práticas em Ciência Tecnologia e Inovação do Nordeste”, no qual representantes das Fundações de Amparo ou Apoio à Pesquisa apresentaram as cinco melhores práticas associadas à formação em ciência, tecnologia e inovação com o propósito de elaborar um relatório com o objetivo de integrar as ações entre os estados.

No seminário estavam presentes também os titulares das Secretarias de Ciência e Tecnologia dos estados nordestinos que interagiram durante as apresentações. O coordenador da Câmara Temática de Ciência, Roberto Germano, salientou que, além dessas informações oferecerem subsídios para discussão para a formulação de políticas públicas em cada estado, o documento será encaminhado aos futuros candidatos aos cargos políticos eletivos, inclusive presidenciais, a fim de tornar conhecidas as experiências exitosas, como sugestão para inclusão nos planos de ação/governo dos futuros candidatos:

“Esta câmara temática recebeu uma incumbência da Secretaria Executiva do Consórcio Nordeste para formular um documento sistematizando essas experiências nos estados de forma que ele sirva como norteador de políticas exitosas para a região e desperte futuros candidatos nestas eleições para a importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento regional”.

A Câmara indicou a formação de um grupo de trabalho para a formulação deste documento que irá, nos próximos dias, sistematizar as informações. As ações apresentadas abrangem desde a formação - pós-graduação, bolsas de pesquisa - assim como ações relacionadas ao desenvolvimento regional por meio da inovação e empreendedorismo.

Roberto Germano, que preside a Fundação de Apoio à Pesquisa na Paraíba, ressaltou ainda o potencial estratégico da ciência e tecnologia  para o desenvolvimento regional com base em “políticas públicas com visão de perenidade tendo como inspiração as experiências práticas consolidadas”.

Pelo Estado da Paraíba, a Coordenadora de Programas e Projetos da Fapesq, Ruth Silveira, apresentou os programas Ouse Criar, Desafio Nota 1000, Primeira Chance, Se Liga no Enem e Conexão Mundo. Todos são realizados pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, por meio da Fapesq.

Márcia Dementshuk (Assessoria SEC&T)