Notícias
Divulgado resultado preliminar do edital para apoiar pesquisas nas estações experimentais da Empaer
A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (Seect), tornam de conhecimento público o resultado preliminar do edital para Apoio às Atividades de Pesquisa, Inovação e Extensão Rural nas Estações Experimentais da Empaer - Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária. Estão sendo investidos recursos totais oriundos do orçamento estadual, da ordem de R$ 800 mil, podendo ser investidos para cada estação experimental o valor de até R$ 100 mil, para a execução das atividades de pesquisa e desenvolvimento.
O Edital objetiva apoiar financeiramente as Estações Experimentais de Pesquisa da Empaer, a gestão das atividades de pesquisas científicas, desenvolvimento, inovação tecnológica, extensão rural e conservação dos recursos genéticos vegetais e animais nelas existentes de forma que as mesmas atendam as demandas dos produtores rurais do Estado da Paraíba, e sirvam como centros de demonstração e capacitação de alunos da rede pública de ensino estadual.
Foram selecionadas propostas que vão beneficiar os municípios de Sapé, Umbuzeiro, João Pessoa, Tacima, Lagoa Seca, Aparecida, Itaporanga, Alagoinha e Pendência. Entre os projetos aprovados estão: Geração e difusão de tecnologias para produção do abacaxizeiro Pérola consorciado; Técnicas de manejo sustentável, eficiência nutricional e micropropagação in vitro para as frutíferas mangaba, cajá, umbu e caju; Utilização da palma forrageira em planos nutricionais para ovinos de corte; Produção agroecológica de mudas de coqueiro verde no Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa; Desenvolver modelos tecnológicos de cultivo da palma forrageira e sua utilização em dieta de bovinos leiteiros no Sertão da Paraíba.
O resultado final da seleção das propostas está previsto para ser divulgado até o dia 21/10/2021. O prazo de execução de cada proposta contratada é de até 15 meses, contados a partir da data de publicação do extrato do termo de outorga no Diário Oficial do Estado de Paraíba, podendo ser renovados por igual período caso existam recursos disponíveis e seja interesse das partes.