Notícias
Divulgado Resultado Final do Edital PROCASE de Bolsas para Jovens do Campo
A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido - SEAFDS em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ, através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – PROCASE, tornam público o RESULTADO FINAL do Edital para concessão de bolsas para jovens rurais. As instruções e local de entrega de documentos para contratação dos candidatos aprovados serão informados até esta sexta-feira (31).
O Edital tem por objetivo criar oportunidades de trabalho e de renda, disseminar conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade do desenvolvimento do meio rural no semiárido paraibano. O Programa conta com recursos totais oriundos do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola- FIDA da ordem de R$ 600 mil.
A intenção é contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os atuais níveis de pobreza rural e fortalecendo as ações de prevenção e mitigação da desertificação na área de abrangência do PROCASE, por meio de concessão de bolsas no valor de R$ 440 (mensais) para jovens do campo, visando criar oportunidades de trabalho e de renda, disseminar conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade do desenvolvimento do meio rural no semiárido paraibano, abordando conteúdos sobre gerenciamento de recursos ambientais, gestão pública, criação de oportunidades e gestão de negócios em áreas rurais para estudantes inseridos nos territórios de intervenção do PROCASE.
A bolsa terá vigência de seis meses, a partir da assinatura do Termo de Outorga. Serão concedidas bolsas para estudante com idade entre 16 a 29 anos, para Agente de Desenvolvimento Local I (ADL 1), para estudantes com idade entre 16 a 29 anos, que estejam cursando o ensino médio ou curso profissionalizante em instituição pública; e para Agente de Desenvolvimento Local II (ADL 2), para estudante que esteja cursando graduação seja de bacharelado, licenciatura e/ou curso tecnológico em instituição pública. Não havendo inscrição de estudantes ADL2, automaticamente a vaga será destinada à modalidade ADL1.
Ascom Fapesq