Notícias

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro): mensagem do secretário-geral da ONU

publicado: 11/02/2022 10h49, última modificação: 11/02/2022 10h49

Hoje, apenas um em cada três pesquisadores de ciência e engenharia no mundo é mulher.

Barreiras estruturais e sociais impedem que mulheres e meninas entrem e avancem na ciência. 
  
A pandemia da COVID-19 aumentou ainda mais as desigualdades de gênero, desde o encerramento de escolas até ao aumento da violência e uma maior carga de cuidados em casa.
  
Esta desigualdade está privando o nosso mundo de enormes talentos e de inovação que estão por explorar. Precisamos das perspectivas das mulheres para garantir que a ciência e a tecnologia funcionam para todos. 
  
Podemos – e devemos – agir. 

Com políticas que enchem as salas de aula com meninas que estudam tecnologia, física, engenharia, matemática. 

Com medidas direcionadas para garantir oportunidades para as mulheres crescerem e liderarem em laboratórios, instituições de pesquisa e universidades.

Com determinação para acabar com a discriminação e os estereótipos sobre as mulheres na ciência.

E com esforços mais rigorosos para expandir as oportunidades para mulheres oriundas de comunidades minoritárias.

Tudo isto é especialmente importante no campo crucial da inteligência artificial (IA).

Há uma conexão direta entre os baixos níveis de mulheres que trabalham em IA e os algoritmos absurdos de preconceito de gênero que tratam os homens como padrão e as mulheres como exceção.

Precisamos de mais mulheres que desenvolvem inteligência artificial que sirva a todos e trabalhe pela igualdade de gênero. 

Também precisamos reverter as tendências que impedem as jovens cientistas de seguir carreiras que nos ajudem a enfrentar as crises climáticas e ambientais.

Ensinei engenharia. Sei por experiência própria que mulheres e homens jovens são igualmente capazes e igualmente fascinados pela ciência, repletos de ideias e prontos para levar o nosso mundo adiante.
  
Devemos garantir que eles tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem e de trabalho em condições de igualdade.

Neste Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, peço a todos que criem um ambiente onde as mulheres possam realizar o seu verdadeiro potencial e as meninas de hoje se tornem as principais cientistas e agentes de inovação de amanhã, moldando um futuro justo e sustentável para todos.

Assista aqui o discurso de António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas.