Notícias
Debates na Pré-conferência Livre: Grandes Projetos de CT&I definirão propostas para a 5ª Conferência Nacional de CT&I
Nesta quarta-feira dia 10 de abril, a partir das 18h30, será realizada a 3ª Pré-conferência Livre: Grandes Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação. Será online, (ao vivo), transmitida pelo canal no Youtube da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), e terá momento para o debate com os participantes. A mesa será divida entre o projeto para a construção do radiotelescópio Bingo, cujas propostas serão apresentadas por Amílcar Rabelo e o Programa de Pesquisa de Longa Duração (PELD/CNPq), com participação de Fabíola Siqueira de Lacerda, coordenadora dos Programas de Pesquisa em Ecologia e Biodiversidade (COEBI/CNPq).
Os debates na Conferência Livre Grandes Projetos de CT&I tomam como base cinco tópicos para a construção de propostas que serão encaminhadas à Secretaria Geral da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: 1) Estratégia Nacional para os grandes projetos; 2) Modelos de financiamento; 3) Modelos de planejamento e gestão; 4) Modelos de execução e fiscalização; 5) Modelos de operação e manutenção.
“A infraestrutura organizacional, de governança, de financiamento de um grande projeto de CT&I requer um olhar específico por parte das instituições governamentais. Difere-se de projetos de pesquisa que operam com uma complexidade menor, mas não menos importantes para o desenvolvimento científico. Portanto, estamos visualizando a necessidade de criar um órgão interministerial e organizacional da administração pública pelo qual esses projetos estejam pautados”, explica Amílcar Rabelo, do projeto em astrofísica/cosmologia para a construção do radiotelescópio Bingo.
Os programas e projetos críticos para a soberania do país e que alavancam o desenvolvimento econômico e social são reconhecidos na A Portaria MCTI nº 6.998/10/05/2023 (cujo objetivo é estabelecer as diretrizes para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2023 a 2030): projetos dos programas espacial e nuclear brasileiro, programas que promovam a “redução de vulnerabilidades em cadeias produtivas estratégicas, como nas áreas da saúde, energia, alimentos, minerais e sistemas de informação e comunicação” e os que promovem o desenvolvimento sustentável e integrado da região Amazônica.
Nestes termos, a Conferência Livre: Grandes Projetos de CT&I reúne múltiplos profissionais que atuam em diversas áreas, desde a científica até a institucional, passando pela pesquisa e inovação. Dentre eles estão:
Ricardo Galvão, Presidente do CNPq; Márcia Brito e Fabíola Siqueira de Lacerda (Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD/CNPq); Carlos Aragão, Diretor científico da Finep); Márcia Barbosa, Secretária de Política e Programas Estratégicos do MCTI.
José Roque (SIRIUS/Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM), Amílcar Rabelo (UFCG) e Élcio Abdalla, do projeto em astrofísica/cosmologia para a construção do radiotelescópio Bingo, na condução dos debates e Comissão Organizadora junto com Edilson da Silva Pedro (Analista de Ciência e Tecnologia no MCTI) e Alexandre Teixeira, (Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI).
Edgard Morya (Instituto Santos Dumont), Isolda Costa (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Ipen), Wilson Calvo (Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN), Iara Machado (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP), Claudia Mendes (Telescópio Gigante Magalhães - GMT), Wagner Corradi (Laboratório Nacional de Astrofísica - LNA), Ignacio Bediaga (Rede Nacional de Física de Altas Energias - Renafae), e secretários, diretores e analistas de diversos ministérios e agências de fomento.
Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD): O PELD agrega uma rede de sítios de referência para a pesquisa científica no tema de Ecologia de Ecossistemas. É uma iniciativa pioneira e uma visão estratégica do Governo Federal, articulada desde 1997, sob a coordenação do CNPq. A rede PELD é o resultado da seleção de projetos ecológicos de longa duração por editais quadrienais. Conta atualmente com 45 sítios de pesquisa distribuídos nos seis biomas brasileiros e no sistema marinho-costeiro e um projeto de Comunicação Pública da Ciência para o Programa PELD (PeldCom), aprovados no âmbito da Chamada CNPq/MCTI/CONFAP-FAPs/PELD 021/2020.
Projeto BINGO/ABDUS: É um acrônimo de Baryon Accoustic Oscillation In Neutral Gas Observations, único radiotelescópio projetado para fazer as primeiras detecções das Oscilações Acústicas de Bárions por meio de radiofrequência. Tem como objetivo principal investigar as oscilações acústicas de bárions por meio do elemento mais abundante do Universo, o hidrogênio atômico. A colaboração BINGO conta com mais de 100 colaboradores, sendo o único projeto científico internacional com a presença majoritária de cientistas brasileiros no comitê de governança do projeto: seis pesquisadores brasileiros e um pesquisador chinês.
Conferência Livre Grandes Projetos de CT&I: Será realizada nos dias 18 e 19 de abril, no CNPEM, em Campinas.
Texto: Marcia Dementshuk