Notícias
Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Contexto do Bioma
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebeu quinta-feira (11/12/2025) alunos das escolas do Cariri paraibano em ações voltadas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) cujo eixo temático aborda - Planeta Água: a Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Contexto do Bioma Caatinga.
O evento faz parte de projeto que conta com o apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenado pela profª Alecksandra Vieira de Lacerda.
Inspirado no tema da SNCT 2025, o projeto busca integrar a Cultura Oceânica à realidade do Bioma Caatinga, destacando como água, ciência e sociedade estão interligadas no enfrentamento das mudanças climáticas. Nesse sentido, compreender os ciclos da água, suas fontes e sua relação com os oceanos tornam-se essencial para promover práticas sustentáveis e fortalecer a resiliência socioambiental no Semiárido. Os pesquisadores buscaram nesse projeto ressaltar as conexões existentes considerando os recursos naturais e fortalecer a permanência dos serviços ecossistêmicos.
As ações estão programadas para este final do ano de 2025, mas contemplarão também atividades em 2026. "Nosso grupo, está trabalhando de forma intensiva para unir conhecimento científico, educação e sustentabilidade e assim contribuir para a formação de uma sociedade mais preparada para enfrentar os desafios climáticos e proteger nossos recursos naturais", afirmou Alecksandra.
O Bioma Caatinga nas Águas do Conhecimento
Alecksandra Vieira de Lacerda - Coordenadora do Laboratório de Ecologia e Botânica - LAEB/CDSA/UFCG - Líder do Grupo de Pesquisa Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido – CERDES – Coordenadora do Projeto das Rotas de Integração Nacional do MIDR – REDESAB – Restauração de Ecossistemas Ciliares Degradados no Semiárido Brasileiro.
Fonte: Informações da pesquisadora