Notícias
Critérios da PB para a Chamada Transnacional Aquatic Pollutants
A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) definiu os critérios locais para a Chamada Transnacional Conjunta 2020, “Riscos à saúde humana e ao meio ambiente por poluentes e patógenos presentes nos recursos hídricos (Aquatic Pollutants)”. Foi estabelecida uma abordagem multidisciplinar, que reúne as necessidades de pesquisa do setor de água doce, do setor marítimo e do setor da saúde para realizar uma Chamada Transnacional Conjunta (JTC) e complementar as Atividades Adicionais.
Essa chamada fará com que as comunidades de pesquisa desses três campos de pesquisa trabalhem juntas e criem sinergias para abordagens conjuntas. Esta chamada compreende três temas principais:
Tema 1 - Comportamento ambiental de poluentes emergentes, patógenos e bactérias resistentes a
antimicrobianos em ecossistemas aquáticos (“Medição”).
Tema 2 - Avaliação e gerenciamento de riscos de poluentes emergentes, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos dos ecossistemas aquáticos (interior e marinho) para a saúde e o ambiente humano (“Avaliação”).
Tema 3 - Estratégias para reduzir poluentes emergentes, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos em ecossistemas aquáticos (interior e marinho) (“Executando ações”).
O proponente brasileiro deve:
a.Ter diploma de doutor, vínculo empregatício a uma Instituição de Ensino Superior (IES) com sede no estado da Paraíba , e ter produção científica ou tecnológica nas áreas de conhecimento que a chamada determina;
b. A proposta deverá ter ações a serem executas no Estado da Paraíba.
c. A proposta deverá considerar o potencial da interação entre os pesquisadores envolvidos na proposta.
d. A proposta deverá prevê publicação de artigos em parceria com os parceiros internacionais.
Após a submissão da proposta no ambiente orientado pela Chamada Pública, o proponente da Paraíba deverá encaminhar uma cópia do projeto final para o e-mail programas-projetos@fapesq.rpp.br, com o título: “Submissão - Edital FAPESQ/CONFAP- CHAMADA AQUATIC POLLUTANTS 2020”