Notícias

Consultor da ONU fala à Paraíba sobre mudanças climáticas em live nesta quarta

publicado: 13/04/2022 09h43, última modificação: 13/04/2022 09h46
Clayton Campanhola - 01 - foto Reprodução.jpg

Clayton Campagnolla, consultor da ONU

Clayton Campagnolla, consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), fala à Paraíba nesta quarta-feira, dia 13 de abril, às 18 horas. É a terceira edição do ciclo de lives A Consciência pelo Conhecimento, que tem as mudanças climáticas como tema central. O debate é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia, e terá a participação também de Daniel Benitez Ojeda, gerente executivo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da SEC&T.

O assunto desta terceira live é justamente “efeitos das mudanças climáticas sobre a produção de alimentos” e ela será transmitida mais uma vez pelo canal da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Tqjzystjbhc).

Campagnolla também foi presidente da Embrapa e, na FAO, atualmente é diretor da Divisão de Produção e Proteção Vegetal. Ele vai falar de suas experiências na promoção da agricultura familiar e pela produção sustentável de alimentos. “Há vários eventos climáticos que interferem na produção de alimentos em todas as partes do planeta, como, por exemplo, o calor, as secas, as enchentes e inundações e os ciclones e tempestades, que estão se tornando mais frequentes”, conta ele. “Já se constatam muitos efeitos das mudanças climáticas na produção de alimentos com queda de produtividade e perda nas lavouras e pecuária, assim como na pesca e aquacultura”.

Para ele, os agricultores familiares tendem a ser mais afetados pelos efeitos do aquecimento climático porque não possuem capacidade econômico-financeira para recuperação após a ocorrência de eventos climáticos extremos como é o caso de tempestades, chuvas de granizo, geadas, ciclones e seca prolongada. “Além disso, suas limitações tecnológicas e a carência de um sistema de assistência técnica e extensão rural tendem a agravar situações emergenciais”, afirma.

“Por outro lado, como um grande contingente de agricultores familiares adotam sistemas produtivos diversificados e aplicam os princípios e práticas da produção ecologicamente sustentável, sua adaptação e resiliência às mudanças climáticas tendem a ser maiores quando comparados com os sistemas de monocultivo em grandes áreas adotados pelos produtores mais capitalizados”, prossegue. “Entretanto, se o aquecimento global não for controlado e continuar aumentando, os processos produtivos da agropecuária terão que sofrer profundas transformações para continuar atendendo às demandas de uma população crescente”.

Após a exibição ao vivo, o debate permanece online no canal da Seect para ser assistido ou reassistido. A primeira edição, com Paulo Artaxo, integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), e a segunda, com Patricia Pinho, diretora científica adjunta do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), seguem disponíveis no canal (https://www.youtube.com/watch?v=-IFOf7uFsmc).

Renato Félix (Assessoria SEC&T)