Notícias

Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) anuncia os agraciados da 4ª edição dos Prêmios de Ciência, Tecnologia e Inovação

publicado: 03/07/2025 15h39, última modificação: 03/07/2025 15h42
Paraíba é destaque na premiação
1 | 4
(Foto: Kennedy Barros/ Divulgação CONFAP)
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Presidente da Fapesq, Rangel Junior, e Coord. de Programas da Fapesq, Patrícia Costa
CAPA-CERIMONIA-DE-PREMIACAO-CONFAP-2025.jpg
Premiação Anielson.1.JPG
Público.JPG
Rangel e Patrícia.JPG

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) realizou, na manhã desta quinta-feira (3), no auditório Carvalho Pinto da FAPESP, em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I e do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti (4ª edição).

A cerimônia foi realizada durante a abertura do 68º Fórum Nacional CONFAP e transmitida ao vivo pelos canais do YouTube da FAPESP e do CONFAP. O Fórum reúne, nesta semana, na capital paulista, as principais lideranças do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação no país.

Seis iniciativas das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) foram premiadas na 4ª edição do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I, nas categorias Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I e Gestão e Desenvolvimento Organizacional. A premiação também reconheceu, individualmente, um gestor inovador e um técnico inovador pela atuação de destaque em agências de fomento à ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Na 4ª edição do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professor Ennio Candotti, foram agraciados 15 pesquisadores(as) e 3 profissionais de comunicação, distribuídos em seis categorias: Pesquisador(a) Destaque, nas subcategorias Ciências da VidaCiências Exatas e Ciências HumanasPesquisador(a) Inovador(a), nas subcategorias Inovação para o Setor Empresarial e Inovação para o Setor Público; e Profissional de Comunicação.

Iniciativas das FAPs agraciadas na 4ª edição do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I

Em sua 4ª edição, a premiação nacional realizada pelo CONFAP visa reconhecer as boas práticas em fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) realizadas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) no Brasil, e a atuação de gestores(as) e técnicos(as) de agências de fomento à CT&I, que tenham desenvolvido ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I e, que por consequência, tenham potencializado a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade.

  • Categoria Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I:

– 1º lugar: “Projeto de popularização da ciência em Mato Grosso do Sul”, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – Fundect.

– 2º lugar: “Apoio a Indicações Geográficas: unindo Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Regional”, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj.

– 3º lugar:  “Ciência na Mesa”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Fapesb.

  • Categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional:

– 1º lugar: “Programa Institucional Profissionais Top Managers em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação”, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.

– 2º lugar: “Um Olhar em Saúde Mental – Parceria FAPES e Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA) da UFES”, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes.

– 3º lugar:  “Projeto de Gerenciamento do Cartão BB Pesquisa”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – Fapeg.

  • Categoria Gestor(a) Inovador(a) e Técnico(a) Inovador(a)

– Gestor(a) Inovador(a): Denio Rebello Arantes

 Técnico(a) Inovador(a): Júlio César Piffero de Siqueira

Saiba mais sobre cada uma das iniciativas das FAPs agraciadas no Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à CT&I e sobre os agraciados da categoria Gestor(a) Inovador(a) e Técnico(a) Inovador(a) aqui.

Em sua 4ª edição, a premiação nacional promovida pelo CONFAP tem o patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e o apoio da Coordenação de Execução e Difusão de Prêmios Nacionais e Internacionais em CT&I (COEDP/CGITC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

A premiação reconheceu a atuação de 15 pesquisadores(as) que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados tenham contribuído para a produção de conhecimento e beneficiado direta ou indiretamente o desenvolvimento e o bem-estar das populações brasileiras. A premiação também reconheceu a atuação de três profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, tenham contribuído para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade. 

Homenagem

Desde a sua criação, em 2021, o Prêmio CONFAP de CT&I recebe em cada edição, o nome em homenagem a um pesquisador ou pesquisadora com relevantes contribuições à CT&I brasileira. Na primeira edição (2021), o homenageado foi o pesquisador Francisco Romeu Landi (em memória); na segunda edição (2022), a homenageada foi a pesquisadora Odete Fátima Machado da Silveira (em memória); na terceira edição (2023), o prêmio recebeu o nome da pesquisadora Johanna Döbereiner (em memória), e nesta quarta edição (2024), o pesquisador Ennio Candotti foi escolhido por aclamação pelos representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) para ser o homenageado.

Agraciados(as) da 4ª edição do Prêmio CONFAP de CT&I – Professor Ennio Candotti

  • Categoria Pesquisador(a) Destaque – Ciências da Vida:

– 1º lugar: Robson Augusto Souza Dos Santos (UFMG) – Indicado pela Fapemig (Minas Gerais).

– 2º lugar: José Alexandre Felizola Diniz Filho (UFG) – Indicado pela Fapeg (Goiás). 

– 3º lugar: Amauri Alcindo Alfieri (UEL) – Indicado pela Fundação Araucária (Paraná). 

  • Categoria Pesquisador(a) Destaque – Ciências Exatas:

– 1º lugar: Teresa Bernarda Ludermir (UFPE) – Indicada pela Facepe (Pernambuco).

– 2º lugar: Maria Das Graças Cardoso (UFLA) – Indicada pela Fapemig (Minas Gerais).

– 3º lugar: Éder Cláudio Lima (UFRGS) – Indicado pela Fapergs (Rio Grande do Sul).

  • Categoria Pesquisador(a) Destaque – Ciências Humanas:

– 1º lugar: Claudia Lima Marques (UFRGS) – Indicada pela Fapergs (Rio Grande do Sul).

– 2º lugar: Andréa Luisa Zhouri Laschefski (UFMG) – Indicada pela Fapemig (Minas Gerais).

– 3º lugar: Anielson Barbosa Da Silva (UFPB) – Indicado pelo Fapesq (Paraíba).

  • Categoria Pesquisador(a) Inovador(a) – Inovação Para o Setor Empresarial:

– 1º lugar: Wendell Karlos Tomazelli Coltro (UFG) – Indicado pela Fapeg (Goiás).

– 2º lugar: João Marcos Madurro (UFU) – Indicado pela Fapemig (Minas Gerais).

– 3º lugar: Liana Jank (Embrapa Gado de Corte) – Indicada pela Fundect (Mato Grosso do Sul).

  • Categoria Pesquisador(a) Inovador(a) – Inovação Para o Setor Público:

– 1º lugar: Maria Elena De Lima Perez Garcia (Faculdade de Saúde Santa Casa BH e UFMG) – Indicada pela Fapemig (Minas Gerais).

– 2º lugar: Giovanna Machado (CETENE/MCTI) – Indicada pela Facepe (Pernambuco).

– 3º lugar: Ana Rita Coimbra Motta De Castro (UFMS) – Indicada pela Fundect (Mato Grosso do Sul).

  • Categoria Profissional de Comunicação:

– 1º lugar: Diélen Dos Reis Borges Almeida (UFU) – Indicada pela Fapemig (Minas Gerais).

– 2º lugar: Juliano Mendonça Domingues Da Silva (Unicap e UPE) – Indicado pela Facepe (Pernambuco).

– 3º lugar: Aldenor Da Silva Pimentel (UFRR) – Indicado pela Faperr (Roraima).

 

Assista a íntegra da Cerimônia de Abertura e de Premiação no portal Confap.

 

Por: Fernando de Lucena, da Assessoria de Comunicação do CONFAP

(Fotos: Kennedy Barros/ Divulgação CONFAP)