Notícias

Pesquisadores da Paraíba podem submeter propostas ao Edital

Encerra dia 8 Chamada para mobilidade na Itália

publicado: 01/08/2017 14h22, última modificação: 19/10/2018 09h52
chamada Itally.jpg

 

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e a Universidade de Bolonha, representando a rede de Universidades Italianas, estão com inscrições abertas até o dia 8 de agosto de 2017, para a Chamada Pública para mobilidade de pesquisadores de instituições brasileiras na Itália (Mobility Confap Italy – MCI). A Chamada é destinada a pesquisadores doutores e estudantes de Mestrado e Doutorado dos Estados, cujas FAPs aderiram ao edital, e busca oferecer suporte a candidatos interessados em trabalhar com pesquisa científica, tecnológica e de inovação, por período determinado, nas instituições italianas.

Participam da Chamada, por meio de suas respectivas Fundações os seguintes Estados: Paraná (Fundação Araucária), Pernambuco (Facepe), Distrito Federal (FAPDF), Alagoas (Fapeal), Amapá (Fapeap), Amazonas (Fapeam), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Mato Grosso (Fapemat), Minas Gerais (Fapemig), Piauí (Fapepi), Rio de Janeiro (Faperj), Rio Grande do Norte (Fapern), Espírito Santo (Fapes), Bahia (Fapesb), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp), Pará (Fapespa), Paraíba (Fapesq), Sergipe (Fapitec), Tocantins (Fapt) e Mato Grosso do Sul (Fundect).

O fomento oferecido aos pesquisadores brasileiros será realizado por meio de Bolsas (Scholarships) e os valores serão determinados por regulamentos próprios de cada Fundação. As instituições italianas disponíveis para mobilidade podem ser consultadas no site do MCI (http://www.mci.unibo.it/en/brazilian-candidates/academic-opportunities) e os proponentes deverão ter um supervisor associado a uma das universidades italianas que participam do acordo.

Podem participar estudantes de Mestrado e Doutorado e pesquisadores doutores vinculados a universidades e instituições de pesquisa brasileiras. Para estudantes de Mestrado e Doutorado será oferecido suporte exclusivo para o período de pesquisa na Itália. Para pesquisadores doutores, a Fundação poderá financiar a pesquisa naquele País. Nenhuma taxa de mensalidade será cobrada dos candidatos apoiados pela Chamada. Em caso de mobilidade que envolva projetos com potencial comercial, industrial ou que envolva propriedade intelectual, as instituições de pesquisa envolvidas deverão assinar cooperação específica para a realização da parceria, de acordo com a legislação de cada país e as convenções internacionais.

Os critérios avaliados em cada proposta estão descritos no edital. O formulário para candidatura estará disponível no site http://sigconfap.ledes.net até o dia 08 de agosto de 2017. Para candidatos do Estado de São Paulo, as propostas deverão ser enviadas pelo endereço http://www.fapesp.br/en/11053.

Critérios Específicos da FAPESQ

1. Pesquisadores elegíveis baseados em universidades e instituições de pesquisa dos estados brasileiros participantes desta convocação são:

a) Estudantes de doutorado
b) Pesquisadores com pós-doutorado

2. Do apoio FAPESQ
a) Para alunos dos cursos de doutorado sediados na Paraíba: Será destinado apoio para o estágio sanduíche nos padrões seguidos pelo CNPq e CAPES e nos limites orçamentários da FAPESQ.
b) Os estudantes de doutorado deverão estar regularmente matriculados e apresentar a anuência de seu respectivo orientador e coordenador de curso.
c) Para docentes interessados em estágios de pós-doutorado: Será apoiado somente (1) docente-pesquisador vinculado a Programas de Pós-Graduação strictu senso acadêmicos sediados na Paraíba e (2) segundo os padrões seguidos pelo CNPq e CAPES e nos limites orçamentários da FAPESQ.
d) O professor interessado em apoio ao estágio de pós-doutorado deverá apresentar anuência do respectivo coordenador do curso e da Pró-Reitoria da Universidade.

Acesse aqui a Chamada Mobility Confap Italy – MCI.

Ascom Fapesq - Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social do Confap.