Notícias

CONFAP completa 18 anos em abril e lança nova agência de notícias

publicado: 02/04/2024 11h46, última modificação: 02/04/2024 14h17
nova agência.jpg

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) completa neste mês de abril, 18 anos de história. Criado em 28 de abril de 2006, o Conselho tem o objetivo de promover a articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. Congrega atualmente 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) em todas as unidades da Federação, e contribui ativamente para o fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação (SNCTI).

Ao longo de quase duas décadas, o Conselho já realizou 63 edições do seu Fórum Nacional, que percorreu as cinco regiões do Brasil e promoveu a aproximação entre presidentes e equipes técnicas das FAPs com parceiros de agências de fomento à CT&I e de entidades acadêmicas e científicas do Brasil e do mundo. Os fóruns possibilitam a troca de experiências entre as FAPs e o debate sobre os principais temas da CT&I nacional.

O CONFAP também promove a Cooperação Científica e Tecnológica, por meio de parcerias internacionais com o objetivo de gerar oportunidades para as 27 Fundações e para os pesquisadores brasileiros. As cooperações são viabilizadas por meio de Memorandos de Entendimento e Acordos de Cooperação com parceiros estratégicos internacionais, em contextos de cooperação bilateral e multilateral, abrangendo oportunidades que cobrem todas as áreas do conhecimento, assim como por meio de iniciativas focadas em prioridades temáticas e desafios globais.

Para o presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, o Conselho desempenha um papel importante para o fortalecimento das FAPs e da CT&I brasileira:

“O CONFAP, ao longo de seus 18 anos de existência, consolidou-se como uma entidade fundamental para o fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) no Brasil. Ao reunir as 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), o CONFAP promove o alinhamento das políticas de fomento à CT&I em âmbito estadual e nacional. Por meio de articulação, representação, capacitação e cooperação internacional, o CONFAP fortalece as FAPs, contribuindo para uma política mais coesa e eficaz de fomento à pesquisa em todo o país. Essa contribuição é essencial para impulsionar o avanço científico, tecnológico e econômico do Brasil”, destaca Dellagostin.

Integram o Conselho, as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs):  FAPAC (Acre); FAPEAL (Alagoas); FAPEAP (Amapá); FAPEAM (Amazonas); FAPESB (Bahia); FUNCAP (Ceará); FAPDF (Distrito Federal); FAPES (Espírito Santo); FAPEG (Goiás); FAPEMA (Maranhão); FAPEMAT (Mato Grosso); FUNDECT (Mato Grosso do Sul); FAPEMIG (Minas Gerais); FAPESPA (Pará); FAPESQ (Paraíba); ARAUCÁRIA (Paraná); FACEPE (Pernambuco); FAPEPI (Piauí); FAPERJ (Rio de Janeiro); FAPERN (Rio Grande do Norte); FAPERGS (Rio Grande do Sul); FAPERO (Rondônia); FAPERR (Roraima); FAPESC (Santa Catarina); FAPESP (São Paulo); FAPITEC (Sergipe) e FAPT (Tocantins).

Acesse a linha do tempo de criação do CONFAP e das 27 FAPs aqui.

Agência de Notícias do CONFAP

No mês em que celebra 18 anos, o CONFAP lança sua nova Agência de Notícias. O portal disponibiliza à sociedade conteúdos sobre as principais iniciativas das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), do Conselho e de parceiros nacionais e internacionais do ecossistema de Ciência, Tecnologia & Inovação.

“A nova Agência de Notícias do CONFAP conseguirá ampliar ainda mais a visibilidade das iniciativas das FAPs, do CONFAP e de parceiros nacionais e internacionais, destacando projetos de pesquisa, avanços tecnológicos e inovações em todo o país. Ao realizar este trabalho, a agência promove a conscientização sobre a importância da CT&I para o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, ao facilitar a troca de experiências entre as FAPs, o CONFAP e parceiros, a agência contribui para o aprimoramento das políticas e programas de CT&I, fortalecendo assim o SNCTI [Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação]”, comenta Dellagostin.

Na busca avançada da nova Agência de Notícias, os usuários podem acessar os principais conteúdos das 27 FAPs, como pesquisas financiadas, eventos, editais e programas lançados pelas Fundações, e realizar buscas por conteúdos segmentados por temas, como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Empreendedorismo.


Acesse a nova Agência de Notícias do CONFAP em: confap.org.br/news


Assessoria de Comunicação do CONFAP