Notícias
CNPq sedia reunião de iniciação científica e tecnológica
Nos dias 22 e 23 de outubro, representantes e coordenadores dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBITI, PIBIC-EM e PIBIC-Af) estarão reunidos em Brasília. A pauta principal é o aperfeiçoamento dos instrumentos de acompanhamento e avaliação dos programas institucionais de ICT.
Com o objetivo principal de aprimorar os programas de Iniciação Científica e Tecnológica, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realiza nos dias 22 e 23 de outubro a 7ª Reunião Anual dos Representantes e Coordenadores dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica.
O evento é voltado para os gestores dos programas PIBIC, PIBITI, PIBIC-EM e PIBIC-Af das instituições, representantes e coordenadores. A expectativa é receber 300 participantes para discutirem o aperfeiçoamento dos instrumentos de acompanhamento e avaliação dos programas institucionais de ICT.
A reunião também promove um espaço para compartilhar experiências e uma maior aproximação do CNPq com as instituições participantes do programa
A abertura acontecerá no dia 22 de outubro, às 14h, com a participação do presidente do CNPq, Mario Neto Borges.
A presença deverá ser confirmada pelo e-mail: copad@cnpq.br até 15 de outubro, citando nome completo, instituição, se é RIC ou coordenador/função, e-mail e número do telefone.
A Iniciação Científica no CNPq
A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) foi o primeiro a ser criado nesse propósito. Esses programas têm contribuição importante na formação de recursos humanos para a ciência e tecnologia. Posteriormente, foram criados outros programas, com viés tecnológico, do ensino médio, de ações afirmativas, entre outros (PIBITI, PIBIC-EM e PIBIC-Af).
Atualmente, são 41.680 bolsistas de iniciação científica e tecnológica, o que representa 54% do total de bolsas concedidas pelo CNPq. Essas bolsas envolvem cerca de 380 instituições.
CNPq