Notícias

CNPq lança prêmio para bolsistas de iniciação científica e tecnológica

publicado: 03/11/2017 09h25, última modificação: 19/10/2018 09h54

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, nesta quarta-feira (1º), o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica – Edição 2017. O CNPq vai pagar R$ 42 mil aos premiados, uma bolsa de mestrado ou doutorado no valor de R$ 750 mil e passagem e hospedagem para participar da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em 2018. As inscrições podem ser feitas até 9 de março de 2018.

Criado em 2003, o prêmio conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da SBPC para premiar bolsistas de iniciação científica e tecnológica do CNPq, que se destacaram sob os aspectos de relevância e qualidade do relatório final, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Esta edição é destinada a três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida e Ciências Humanas e Sociais; Letras e Artes. Será concedido em três categorias: Bolsista de Iniciação Científica; Bolsista de Iniciação Tecnológica, e Mérito Institucional.

Inscrições

As coordenações do PIBIC e PIBITI das instituições de ensino e pesquisa devem encaminhar ao CNPq os seis melhores relatórios dos bolsistas para concorrer ao prêmio. A escolha dos premiados será feita por três comissões julgadoras, uma para cada área do conhecimento, designadas pelo presidente do CNPq e compostas por três membros cada uma.

Clique aqui para saber mais.

Ascom/MCTIC