Notícias

CNPq e MCTI abrem chamada do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT

publicado: 01/08/2022 15h15, última modificação: 04/08/2022 15h16
Chamada institutos nacionais.png

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), lança nova chamada para o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). Com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FNDCT/MCTI), serão R$ 300 milhões investidos em redes de pesquisa em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento.

A Chamada Pública INCT – CNPq nº 58/2022 já está disponível no portal do CNPq, com submissão de propostas até o dia 09/09/2022.

O objetivo é expandir o Programa INCT por meio de apoio a constituição de novos institutos a partir do fomento a pesquisas de alto impacto científico e tecnológico visando à solução de grandes desafios nacionais.

O Programa INCT foi criado em 2008, fruto de uma parceria exitosa entre o CNPq e o MCTI, e posteriormente contou com a participação das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs). Englobando projetos de pesquisa de temáticas complexas, os Institutos são formados por grandes redes nacionais de pesquisa, em cooperação internacional, para o desenvolvimento de projetos de alto impacto científico e tecnológico.

Os Institutos atualmente em vigência contam com mais de 12 mil pesquisadores, cerca de 600 laboratórios de excelência e estão presentes em todas as unidades da federação. A Chamada INCT 2022 pretende dar continuidade a esta iniciativa e expandir o Programa, financiando novos Institutos.

Esta Chamada foi elaborada em formato inovador, focado na objetividade e nos resultados, estando alinhada com as mais modernas práticas internacionais de avaliação, mas mantendo plenamente as ideias norteadoras do Programa e, ainda, em observância as exigências da implementação dos recursos do FNDCT de 2022. Os INCT aprovados poderão receber o apoio das Fundações de Amparo à Pesquisa – FAPs nos Estados, empresas ou outras instituições públicas ou privadas que apresentarem interesse em financiá-las.

 

Acesse aqui a chamada. O formulário para submissão de propostas estará disponível no site do CNPq nos próximos dias.

 

Fonte: CNPq